Notícias breves da região Alentejo

Views: 428

ÉVORA – Reabilitação urbana do centro histórico  com condições mais vantajosas

 A Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Évora Viva assinou protocolos de financiamento e colaboração com entidades bancárias, com vista a colocar à disposição de particulares, empresas e investidores as mais vantajosas condições e incentivos no âmbito da reabilitação urbana.

    Trata-se, segundo o município, de “mais um contributo concreto para a reabilitação urbana do centro histórico” da cidade.

    MLM.

    

Câmara intervém nos espaços exteriores da Arena D’ Évora

A Câmara Municipal de Évora anunciou hoje ter iniciado a obra de requalificação dos espaços exteriores envolventes ao pavilhão multiusos de Évora, estando previsto que a obra esteja concluída em mês e meio.

    A intervenção na Arena D’ Évora, no valor de 100 mil euros, teve em linha conta o conjunto de condicionantes a que o espaço está sujeito. Embora vocacionado para receber diferentes tipos de ocupação, a sua função enquanto praça de touros é a mais exigente.

    Para além do estacionamento de veículos de transporte de grande dimensão, a presença de animais no exterior do recinto aponta para um uso particular do espaço.

    MLM.

   

    Concerto de Ano Novo pela Orquestra Clássica  do Conservatório Regional

A Orquestra Clássica do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob a direcção de Luís Rufo, faz a sua apresentação pública no dia 04 de Janeiro, no Teatro Garcia de Resende, no Concerto de Ano Novo.

    Serão interpretadas obras de A. Nepomuceno, J. Massenet, Smetana, J. Strauss, G. F. Handel, E. Elgar, F. Lehar e H. Purcell e conta com a participação de vários solistas.

    A Orquestra de Cordas, dirigida por Luís Rufo, foi criada durante o ano lectivo de 2005/2006. Fez a sua primeira apresentação pública na Audição da Páscoa, no dia 01 de Abril de 2006.

    MLM.

   

    BEJA – Migrantes no Baixo Alentejo – Que recursos e apoios?
No sentido de assinalar o Dia Internacional do Migrante, e no âmbito do Ano Europeu para o Diálogo Intercultural, a Rede Social do Concelho de Beja promove o projecto “Migrantes no Baixo Alentejo – Que recursos e Apoios?”.

    Esta acção, agendada para domingo, realiza-se na Casa da Cultura de Beja e pretende constituir-se como um momento informativo sobre as ofertas e o trabalho desenvolvido pelas instituições públicas e de solidariedade social em resposta às necessidades das comunidades imigrantes residentes no concelho de Beja.

    MLM.

   

    Oficinas de Natal na Ecoteca de Odemira

A Ecoteca de Odemira vai promover na próxima semana oficinas de Natal, onde os jovens e as crianças do concelho poderão ocupar os seus tempos livres durante as férias escolares.

    Os promotores prometem várias actividades, como a elaboração de postais e de prendas de Natal a partir de materiais reutilizáveis.

    MLM.

   

    PORTALEGRE Munícipes já podem consultar a partir de casa os seus consumos de água

  A Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com os Serviços Municipalizados de Águas e Transportes, criou o serviço SMATnet – Água on-line, já disponível no Portal do município (www.cm-portalegre.pt).

    Este serviço foi criado de forma a simplificar a vida dos munícipes que passam a poder consultar e gerir a partir de casa os seus dados de cliente, os seus consumos de água e a facturação. Poderão ainda comunicar ou solicitar leituras e serviços relacionados com anomalias no abastecimento de água.

    A disponibilização deste serviço é uma das medidas municipais que consta do SIMPLEX AUTÁRQUICO.

    MLM.

   

    Festival de Música Tradicional no domingo em Portalegre

A Associação Cultural e Desportiva Sons do Campo realiza domingo o nono Festival de Música Tradicional, na freguesia de Caia-Urra, no concelho de Portalegre.

    A iniciativa vai contar com as presenças do Grupo de Música Popular “Esperanças”, de Pombal, “Abelterium”, de Alter do Chão, e do Grupo de Música Popular “Sons do Campo”, de Caia-Urra.

    As entradas para o espectáculo, que decorrerá no Centro Popular de Trabalhadores Caiense, a partir das 16:00, são livres.

    HYT.

    

    Coros apresentam Concerto de Natal em Grândola

 A Igreja Matriz de Grândola abre as suas portas para receber domingo, a partir das 16:00, o tradicional Concerto de Natal.

    As mais emblemáticas melodias de Natal são este ano interpretadas pelas vozes do Coro de Câmara e Coro Juvenil do Conservatório Regional de Setúbal.

    O concerto acontece no contexto de um protocolo de cooperação estabelecido entre o Conservatório Regional de Setúbal e a SMFOG – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, de onde são oriundos muitos dos elementos do Coro Juvenil.

    A organização é da Câmara Municipal com o apoio da Paroquia de Grândola.

    MLM.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0