Notícias breves da região Alentejo

Views: 842

PORTALEGRE – Seis condutores detidos com excesso de álcool

Seis automobilistas foram detidos na última semana no distrito de Portalegre com Taxa de Álcool no Sangue (TAS) superior a 1,2 g/l, anunciou hoje o Grupo Territorial da GNR.

Entre as 19 detenções efectuadas entre os dias 03 e 09 deste mês contam-se também três por condução sem habilitação legal, duas por furto em estabelecimento comercial e duas por crime de caça.

MLM.

“Perfume de café” invade museu em Campo Maior

A exposição “Perfume do Café”, uma colectiva de pintura, gravura e escultura, está patente no Museu do Café, em Campo Maior, até ao final deste mês, anunciaram hoje os promotores.

Trata-se de uma mostra organizada em conjunto com o TAM – Círculo de Artistas Plásticos, um grupo lusófono informal que há 24 anos materializa exposições de África, Ásia, Américas e Europa.

Nesta Exposição estão presentes obras dos autores Dorindo Carvalho (Portugal), Jorge Gumbe (Angola), Maria dos Anjos, Mariana Quito e Santos Lopes (Brasil), Tina Nunez (Venezuela), Walter Koch (Inglaterra) e Rodrigo Pombeiro (Moçambique).

Integrado nas instalações da fábrica da Delta Cafés, o Museu do Café foi inaugurado em 1994, sendo considerado um dos pouco museus do género no mundo e único na Península Ibérica.

MLM.

ÉVORA Câmara melhora acesso a cemitério  de S. Matias

A Câmara Municipal de Évora já concluiu a intervenção no caminho de acesso ao cemitério de S. Matias, na periferia da cidade, procedendo ao nivelamento e respectivo asfaltamento de quase um quilómetro e meio de estrada, foi hoje divulgado.

A intervenção, que custou cerca de 22 mil euros, permitiu concretizar uma antiga aspiração da população da freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe.

MLM.

Reguengos de Monsaraz adere  às novas entidades de turismo

O município de Reguengos de Monsaraz anunciou hoje ter aprovado a sua integração na Entidade Regional de Turismo do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Alqueva.

A Assembleia Municipal aprovou ainda a integração do concelho na Entidade Regional de Turismo do Alentejo e na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

A Entidade Regional de Turismo do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Alqueva vai ter a sua sede na cidade de Reguengos de Monsaraz, de acordo com os estatutos aprovados pela Comissão Instaladora do Pólo Turístico de Alqueva.

Esta entidade, que vai adoptar a designação de TGLA – Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, compreende o território abrangido pelos municípios de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Moura, Mourão, Barrancos e Portel.

MLM.

Redondo promove livro e leitura

O município de Redondo assinala este mês o centenário da morte do escritor Machado de Assis com uma série de iniciativas para a promoção do livro e da leitura.

Em parceria com a Biblioteca Escolar da EB2,3 e Secundária Dr. Hernâni Cidade, a autarquia promove a iniciativa “Um conto de Machado de Assis – Leitura em voz alta”, dirigida aos alunos do 3/0 ciclo e dinamizada pelos técnicos da Biblioteca Municipal de Redondo.

A actividade insere-se no projecto de dinamização do livro e leitura junto das camadas mais jovens, cujo contacto com a literatura é considerado pela autarquia de “extrema importância no seu percurso pessoal e académico”.

Machado de Assis é também o autor do mês na Biblioteca Municipal de Redondo, podendo os leitores conhecer igualmente a sua vida e obra através dos vários títulos disponíveis para leitura e requisição.

MLM.

Lusa/Tudoben

Comments: 0