Portalegre/Transportes: Secretário de Estado vai estudar apoio a empresas municipais de seis cidades

Views: 1188
Foto: Rui Nunes
Foto: Rui Nunes

O secretário de Estado dos Transportes disse aos administradores dos transportes coletivos municipais de seis cidades, com quem se reuniu hoje, em Lisboa, que vai estudar a situação deste serviço público.

Correia da Fonseca não adiantou, contudo, que tipo de apoios poderão vir a ser dados àquelas empresas, que reivindicam um tratamento por parte da administração central idêntico ao que é dado aos transportes homólogos de Lisboa e Porto.

A “contratualização para a exploração dos transportes” urbanos municipais, no âmbito da legislação em vigor para “os serviços públicos, pode ser um caminho”, disse à agência Lusa Manuel de Oliveira, administrador delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.

Segundo Manuel de Oliveira, o governante prometeu “estudar o assunto”, designadamente através da “análise dos documentos” que os administradores dos transportes públicos municipais de Braga, Bragança, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Barreiro lhe entregaram.

Naqueles documentos, os responsáveis pelos transportes municipais daquelas seis cidades dão conta do serviço que prestam e pelo qual não recebem qualquer apoio da administração central, ao contrário do que sucede com os transportes de Lisboa e Porto.

Partindo dos subsídios atribuídos à Carris (Transportes Públicos de Lisboa) e aos SCTP (Serviços de Transportes Coletivos do Porto) e considerando indicadores como o número de passageiros ou os quilómetros percorridos, os transportes daqueles seis municípios estabelecem os montantes que deviam receber.

Braga, Bragança, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Barreiro são, além de Lisboa e Porto, as únicas cidades que possuem transportes públicos municipais.

JEF.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0