Ceia da Silva é candidato à presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo

Views: 650

O deputado socialista Ceia da Silva anunciou hoje a sua candidatura à presidência da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, garantindo que, caso vença as eleições, abandonará o lugar na Assembleia da República.

    “Espero ganhar as eleições para a ERT do Alentejo e, se obtiver a confiança das autarquias e dos agentes públicos e privados, obviamente que deixarei a Assembleia da República”, afirmou hoje Ceia da Silva, durante uma conferência de imprensa em Portalegre.
O encontro com os jornalistas serviu para Ceia da Silva, que exerce actualmente o cargo de presidente da comissão instaladora da ERT do Alentejo, invocar os motivos que o levam a não se recandidatar à presidência da federação distrital de Portalegre do PS.

    Esta estrutura política, que liderou nos últimos 14 anos, é a única do Alentejo que vai mudar de presidente nas eleições marcadas para este mês.

    A candidatura encabeçada pelo ex-autarca Rui Simplício à federação distrital de Portalegre é a única a apresentar-se a sufrágio.

    Rui Simplício foi presidente da Câmara Municipal de Portalegre durante dois mandatos, entre 1982 e 1989, exercendo actualmente o cargo de presidente da concelhia socialista.

    Ceia da Silva, que pretende dedicar-se à sua candidatura à ERT do Alentejo, sublinhou que este é o momento de ocorrer “uma renovação” no PS de Portalegre.

    Os estatutos da ERT do Alentejo foram aprovados e publicados a 15 de Setembro, em Diário da Republica, abrangendo os distritos de Portalegre, Évora, Beja e ainda o litoral alentejano.

    De acordo com a portaria nº 1038/2008, a sede da ERT do Alentejo vai ser fixada na cidade de Beja.

    Até ao final deste mês, as autarquias deverão aprovar, em executivo da câmara e assembleias municipais, o plano de adesão à ERT do Alentejo.

    Caso as autarquias não adiram, ficarão de fora dos fundos exclusivamente nacionais determinados para a área do turismo.

    Os organismos públicos e agentes privados deverão também indicar, até ao final do mês de Outubro, os seus representantes para que seja constituída a assembleia-geral da ERT do Alentejo.

    Formalizadas estas questões, estão reunidas as condições para que, ainda no decorrer deste ano, sejam efectuadas as eleições para os primeiros órgãos directivos da ERT do Alentejo.

    Segundo Ceia da Silva, as sedes das extintas regiões de turismo do Alentejo funcionarão como delegações e toda a estrutura logística vai manter-se inalterada até à posse da direcção da ERT do Alentejo.

    Ceia da Silva, de 45 anos, exerceu o cargo de presidente da Região de Turismo de São Mamede (distrito de Portalegre) nos últimos 13 anos.

    A candidatura de Ceia da Silva à ERT do Alentejo é para já a única apresentada a sufrágio.

   

    HYT.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0