Portugal, 10º consumidor de álcool num total de 177 países

Views: 1017

JCVP lança campanhas de prevenção de álcool e alimentação saudável

 A Juventude Cruz Vermelha de Portalegre (JCVP) lança a 3ª edição da campanha “Copos – Quem decide és tu” nas escolas do ensino básico e secundário do concelho de Portalegre.

 A campanha, que conta com o apoio do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), pretende alertar os jovens entre os 14 e os 20 anos sobre os perigos associados ao consumo excessivo de álcool.

 Voluntários da JCVP vão percorrer as escolas básicas e secundárias do concelho de Portalegre já a partir de Março e nas quais levarão a cabo encontros de informação/prevenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é um dos principais e dos mais graves problemas de saúde que a Europa enfrenta. Uma publicação da OMS referente a 2008 indica que Portugal é o 10º consumidor de álcool num total de 177 países, com um consumo médio de 11,5 litros de álcool puro por habitante.

 À semelhança do que já acontece em muitos países europeus, o IDT vai propor o alargamento da idade legal para o consumo de álcool. O Instituto propõe que a idade mínima passe dos 16 para os 18 anos.

 A par desta campanha, a JCVP e a Direcção-Geral de Saúde lançam uma outra a que deram o nome de “A brincar e a jogar descobre como te alimentar”.

 Fazendo jus ao lema “de pequenino é que se torce o pepino” e porque a obesidade infantil é hoje uma realidade em Portugal, a JCVP irá ao encontro de crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos de idade. Com eles, desenvolverá o “Jogo da Alimentação Saudável”, com o qual pretende, através de uma abordagem lúdica, explicar quais os perigos de uma alimentação nutricionalmente desequilibrada.

 

 Gabinete de Comunicação e Imagem
Juventude Cruz Vermelha
Delegação de Portalegre

Comments: 0