Póvoa e Meadas:Homenagem ao Engº José Custódio Nunes

Views: 1784

Vai realizar-se no dia 2 de Maio, em Póvoa e Meadas, uma homenagem ao Engenheiro José Custódio Nunes em simultâneo com o 1º Encontro de antigos funcionários que pertenceram ao quadro de pessoal da ex- HEAA (Hidro Eléctrica do Alto Alentejo).

Esta homenagem e encontro de confraternização é aberto à participação de colegas e suas famílias, de outras empresas que tal como a ex- HEAA deram corpo à EDP.

Ao avançarem para esta iniciativa, os organizadores procuram ir ao encontro de muitos colegas que têm, por diversas formas, manifestado o desejo de homenagear o Engenheiro José Custódio Nunes na sua terra natal.

O programa do evento prevê a celebração de uma missa solene na Igreja Matriz de Póvoa e Meadas, pelas 11 horas, por intenção dos colegas já falecidos e dando graças por aqueles que ainda por cá andam. No final da missa e mesmo em frente da Igreja Matriz será descerrada uma lápide em homenagem ao Engº José Custódio Nunes, na casa onde nasceu e viveu.

Esta homenagem tem o apoio da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, reconhecendo o grande contributo que o Engenheiro Custódio Nunes deu à sua terra, assim como a esta região, à economia do país de então e sobretudo no mundo do trabalho.

Após esta cerimónia, os participantes seguirão para a Quinta da Bela Vista – Agro Turismo, onde terá lugar o almoço e convívio.

A Quinta da Bela Vista foi palco, durante algumas décadas, de muitas das decisões por parte da Administração da HEAA e actualmente está transformada numa unidade de turismo rural que possui quartos confortáveis e acomodações para proporcionar um bom fim de semana ou uma estadia mais prolongada em terras do Norte Alentejano, onde abundam paisagens surpreendentes, a começar pela própria Barragem de Póvoa e Meadas, um património diverso e monumentos arqueológicos.

O almoço de confraternização é extensivo aos colegas e familiares de toda a região e de outras regiões que estejam ligados ou serviram no sector eléctrico, pois trata-se de um encontro de amigos em que todos colaboram.

Esta homenagem ao Engenheiro José Custódio Nunes é reconhecida como sendo de grande sentido de justiça, pois era natural de Póvoa e Medas e daqui partiu à procura de conhecimento e meios financeiros que lhe permitissem concretizar um dos seus maiores sonhos: o aproveitamento hidro-eléctrico do Rio Nisa (Barragem da Póvoa, centrais da Bruceira, Velada e Foz, no concelho de Nisa).

Um projecto que veio a concretizar em finais da segunda década do século passado e que o projectaram para outros voos e para iguais aproveitamentos do rio Tejo (barragens de Belver e Pracana, afluente do Tejo) do rio Ponsul (Barragem de Idanha-a-Nova) Maranhão (Avis) e Montargil (Ponte de Sor).

A par dos empreendimentos hidro-eléctricos, alguns com funções hidro-agrícolas, como o de Montargil, a Hidro Eléctrica do Alto Alentejo instalou centenas de quilómetros de linhas de transporte de energia em Média Tensão e redes de distribuição em Baixa Tensão, em toda a vasta região do norte do Alto Alentejo e do Ribatejo, levando a energia eléctrica, a Luz, até onde muitos não acreditavam.

José Custódio Nunes foi ainda um regionalista convicto e dinâmico. Pertenceu ao núcleo fundador e foi presidente da mais importante casa regionalista sedeada em Lisboa, a Casa do Alentejo, onde o seu nome ficou perpetuado no quadro de honra como “Grande Alentejano”.

Por tudo isto e por muitos projectos que já não pôde concretizar, José Custódio Nunes terá, com toda a justiça, a homenagem na sua terra natal.

No entanto, os povoenses pedem mais: que o seu nome seja atribuído a uma das ruas principais de Póvoa e Meadas.

A organização lembra a todos os colegas que se queiram associar a esta homenagem e confraternização, que terão de fazer a sua inscrição até ao dia 15 de Abril, para um dos seguintes contactos, indicando o seu nome, número de empresa e de pessoas a seu cargo:

– João Carrilho da Graça – tlm 968374709

Quinta da Bela Vista – Telfs 245968125 / 969087675 / 968520135

E-mail: geral@quintabelavista.net

Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas: Tel. E Fax 245968500 / e- mail: jfreg.povoa.meadas@mail.telepac.pt

A importância a pagar por pessoa é de 20 euros (adultos) e de 8 euros para as crianças entre os 7 e 12 anos.

Mário Mendes

Comments: 0