Teleformação entre os Hospitais da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano

Views: 1623
Daniel Serrão
Daniel Serrão

Integrado no programa de Telemedicina do Alentejo, promovido pela Administração Regional de Saúde da região (ARSA), vai realizar-se no próximo dia 27 de Maio, pelas 11.30 horas, uma sessão intitulada “Consentimento informado”.

A sessão será conduzida pelo reconhecido expert Dr. Daniel Serrão, professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, pessoa de relevo internacional no campo da bioética.

A sessão decorrerá na sala de conferências do Hospital Dr. José Maria Grande de Portalegre, e terá emissão via telemedicina para a sala de formação do Hospital de Santa Luzia de Elvas. A inscrição nesta acção é gratuita, e de acordo com a capacidade das salas, espera-se uma participação que ronda os oitenta profissionais de saúde dos dois hospitais da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

O programa de Telemedicina do Alentejo vai prosseguir com mais quatro acções que estão planeadas até ao final do ano: “Risco clínico” (em Junho), “Atendimento telefónico” (em Setembro), “Controlo de infecção” (em Outubro) e “Tratamento de feridas (em Novembro).

Recorde-se que o programa de Telemedicina do Alentejo quando arrancou em 1999, constituiu um projecto pioneiro a nível nacional. No seu histórico de dez anos contam-se mais de 70 mil teleconsultas.

Este ano o grupo coordenador do programa lançou o Projecto Renovar onde se inclui entre outras acções, o plano de formação, o desenvolvimento do ficheiro clínico electrónico e do arquivo de imagens, a instalação de novas plataformas e a aquisição de equipamentos, nomeadamente dermatoscópios.

Para o Dr. Luís Gonçalves 2009 será um ano de consolidação do programa. O coordenador regional realça a qualidade do programa formativo preparado para este ano e aponta a telepatologia e um programa de gestão de qualidade como os próximos desafios, a curto prazo.

R.C.

Comments: 0