Temporada Artes ao Sul anima Alentejo até julho com mais de 20 espetáculos

Views: 4870

danca_contemporaneaMais de duas dezenas de espetáculos de música, dança e teatro, além das artes plásticas, vão animar até julho várias localidades do Alentejo na primeira edição da Temporada Artes ao Sul, que arrancou ontem em Évora.

Organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Ministério da Cultura, a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul pretende “contribuir para a correção de assimetrias regionais nos apoios concedidos às artes e cultura”, contando, quase em exclusivo, com espetáculos de agentes culturais da região.

O concerto inaugural da iniciativa, pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica, que apresenta “A Escola de Música da Sé de Évora – Oito compositores”, estáva marcado para as 17:00, na Sé de Évora, contando com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

“A ideia passa por demonstrar que há um conjunto de agentes culturais, residentes no Alentejo, que conseguem promover itinerâncias e levar expressões e linguagens distintas para públicos diversos”, explicou à Agência Lusa a diretora regional de Cultura do Alentejo.

De acordo com Aurora Carapinha, os espetáculos vão realizar-se em património classificado da região, como igrejas e monumentos, e em cineteatros e auditórios de localidades dos distritos de Évora, Beja e Portalegre para “dar visibilidade aos agentes culturais do Alentejo”.

A iniciativa traduz ainda a “preocupação” da tutela em “reforçar” o apoio aos agentes culturais do Alentejo.

Este domingo, no cineteatro municipal de Arraiolos, também no distrito de Évora, o V Ensemble apresenta o espetáculo “Musicais da Broadway”.

Seguem-se nos próximos dois meses mais 20 espetáculos, em localidades como Portalegre, Elvas, Beja, Moura, Montemor-o-Novo, Castelo de Vide, Arronches, Sines e Portel.

A Temporada Artes ao Sul interrompe a sua programação no final de julho, mas deverá regressar em setembro para uma segunda edição.

SYM/MLM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim

Comments: 0