Turismo: Ceia da Silva eleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo

Views: 6317

O deputado socialista Ceia da Silva foi ontem eleito presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo por 91,6 por cento dos votos expressos, o que o vai levar a abandonar a Assembleia da República.

    Num universo de 53 entidades envolvidas na votação, compareceram 48 ao acto eleitoral, tendo a lista encabeçada por Ceia da Silva, a única a apresentar-se a sufrágio, recolhido 44 votos.

    De acordo com uma fonte ligada ao processo eleitoral, foram ainda registados quatro votos em branco.

    Dos 47 municípios que compõem a região do Alentejo, votaram 28, tendo ficado excluídas as autarquias lideradas pelo PCP por não terem integrado, numa fase inicial, a Área Regional de Turismo do Alentejo.

    A situação deverá ser brevemente alterada, uma vez que, segundo Fernando Carmosino, da Direcção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP, os municípios comunistas vão ingressar “paulatinamente” na ERT do Alentejo.

    Em declarações à agência Lusa, Ceia da Silva considerou que os resultados alcançados nas eleições traduzem “uma grande vitória do turismo alentejano”.

    “A partir de agora, vamos trabalhar em rede e de uma forma eficaz com os municípios, operadores turísticos e outras entidades envolvidas na ERT do Alentejo”, garantiu.

    O plano de acção da ERT do Alentejo está, segundo o responsável, dividido em quatro eixos.

    Um primeiro eixo direccionado para os produtos, mercados e marcos turísticos do Alentejo, enquanto o segundo está vocacionado para os modelos participativos e parcerias estratégicas.

    O terceiro eixo está dirigido para o investimento, empreendedorismo e negócios turísticos e o quarto e último eixo ocupa, por sua vez, os sectores dedicados à governação e sustentabilidade do turismo no Alentejo.

    Os estatutos da ERT do Alentejo foram aprovados e publicados a 15 de Setembro, em Diário da Republica, abrangendo os distritos de Portalegre, Évora, Beja e ainda o litoral alentejano.

    Neste projecto estão também envolvidos vários organismos públicos e agentes privados do sector turístico.

    De acordo com a portaria nº 1038/2008, a sede da ERT do Alentejo vai ser fixada na cidade de Beja.

    Ceia da Silva, de 45 anos, exerceu o cargo de presidente da Região de Turismo de São Mamede (distrito de Portalegre) nos últimos 13 anos.

    O recém-eleito presidente da ERT do Alentejo já tinha assegurado que, caso vencesse as eleições, abandonaria o lugar de deputado na Assembleia da República, o que ocorrerá quinta-feira.

    “Quando tomar posse, na quinta-feira, como presidente da ERT do Alentejo, abandono as funções de deputado” garantiu.

   

    HYT.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0