TVI: CDS pretende chamar a ERC ao Parlamento para “mais explicações”

Views: 428

tviO CDS-PP pretende chamar a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ao Parlamento para dar mais explicações sobre o caso da suspensão do “Jornal de Sexta” da TVI, afirmou  o democrata-cristão Mota Soares.

“Vamos convocar ao parlamento a ERC para, na sede própria, perante os representantes eleitos pelo povo português, poder dar explicações sobre este caso que nos preocupa muito, nomeadamente saber a sua repercussão no futuro”, afirmou à agência Lusa o dirigente centrista Pedro Mota Soares.

O CDS considera ainda que esta decisão “óbvia e evidente” devia ter sido tomada no momento em que o Jornal de Sexta da TVI foi suspenso, três semanas antes das eleições legislativas, mas afirma que o importante agora é “saber a repercussão deste caso para o futuro”.

“Não é possível, de acordo com a lei portuguesa, que a administração de uma empresa de comunicação social se intrometa nos conteúdos editoriais de informação. O que fica posto em causa são liberdades essenciais, como a liberdade de informação e a liberdade de imprensa”, opinou ainda Mota Soares.

A ERC divulgou hoje uma deliberação na qual considera que a suspensão do “Jornal Nacional” de Manuela Moura Guedes contrariou a lei e lesou as competências próprias da direcção de Informação e onde reprova a “interferência” da administração da TVI.

Numa deliberação, aprovada por unanimidade, o conselho regulador da ERC afirma que “a referida decisão consubstancia uma intervenção contrária à lei e lesiva das atribuições e competências próprias da direcção de Informação” e avisa que vai iniciar um processo para apurar “da responsabilidade contra-ordenacional”.

NYD/PMC/JRS.

Lusa/fim

Comments: 0