Elvas/TGV: Portugal e Espanha criam grupos de trabalho… (ACTUALIZADA)

Views: 1148

tgvOs Governos de Portugal e Espanha acordaram ontem a criação de dois grupos de trabalho para fazer um ponto de situação dos projectos das linhas de alta velocidade ferroviária (TGV) Lisboa-Madrid e Porto-Vigo.

O anúncio foi feito, em Lisboa, numa conferência de imprensa que se seguiu a uma reunião entre o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e o seu homólogo espanhol, José Blanco López.

O ministro António Mendonça disse que estes dois grupos de trabalho deverão apresentar conclusões até ao fim do primeiro trimestre do próximo ano.

No que respeita à linha Lisboa-Madrid, “foi transmitido ao ministro do Fomento a importância de criar um grupo de trabalho que fizesse o ponto de situação do projecto, especialmente em relação ao transporte de mercadorias entre Sines e Madrid”, afirmou António Mendonça.

O outro grupo de trabalho anunciado ontem ficará responsável por fazer “o ponto de situação”, bem como “o levantamento de todas as questões que se colocam” na linha Porto-Vigo.

As responsabilidades deste grupo de trabalho incluirão o estudo da possibilidade da linha Porto-Vigo – definida como uma linha mista (passageiros e mercadorias) – passar a servir apenas passageiros, mantendo-se a actual linha para o transporte de mercadorias, detalhou o ministro espanhol.

José Blanco López disse que a linha Porto-Vigo não estará concluída antes de 2015, dois anos depois do previsto.

Já no que respeita à linha Lisboa-Madrid, com abertura ao tráfego prevista para 2013, os governantes dos dois países afirmaram que não foram discutidas datas.

José Blanco López disse que no “primeiro semestre de 2010” será assinado o acordo internacional para a construção da estação internacional de TGV que ficará localizada na zona fronteiriça do Caia e que está em estudo a possibilidade de estabelecer acordos entre as espanholas Adif e Renfe e as homólogas portuguesas Refer e CP – Comboios de Portugal.

O ministro do Fomento salientou que a reunião de ontem serviu para “reafirmar e actualizar os compromissos nas ligações entre Espanha e Portugal”, depois da polémica gerada em torno do projecto português de alta velocidade durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas.

José Blanco López admitiu que a possibilidade de adiar o projecto, avançada pela líder do PSD, Manuel Ferreira Leite, durante a campanha, o “preocupou”.

Durante o encontro  foi também acordada a criação de uma plataforma de plataforma empresarial para “estudar e avaliar a melhor maneira de fazer um reforço da relação institucional entre Portugal e Espanha.

Esta plataforma será composta por representantes das empresas portuguesas e espanholas ligadas ao sector das obras públicas, avançou o ministro António Mendonça.

CSJ

Lusa/Fim

Comments: 0