Alandroal: Município candidata três novos projectos de quase 2ME a fundos da União Europeia

Views: 2072

A Câmara Municipal de Alandroal (Évora) candidatou três projectos a fundos da União Europeia, ao abrigo da Rede Terras do Sol, num investimento de quase dois milhões de euros, revelou hoje fonte da autarquia.

    A iluminação e requalificação da zona envolvente do castelo de Alandroal e o financiamento do principal certame de promoção do concelho, a ExpoGuadiana, constituem os três projectos, no valor total de 1,75 milhões de euros.

    Estes projectos surgem na sequência da integração da autarquia no Pacto para a Competitividade e a Inovação Urbanas, no âmbito da Rede Terras do Sol, que envolve os concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Mourão e Portel e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL.

    “Estas candidaturas vêm dar sequência a um programa que temos vindo a implementar desde 2002 e que assenta em três princípios fundamentais: recuperar, requalificar e promover o património histórico, seja ele de ordem material ou imaterial”, explicou o presidente do município, João Nabais.

    Quanto à ExpoGuadiana, o autarca realçou que se trata de “redimensionar e garantir o futuro de um certame” que é “um êxito na promoção e divulgação” do concelho, sobretudo na área da cultura, dos produtos regionais e das “extraordinárias condições naturais da região para um turismo cultural e ambiental de qualidade”.

    A obra mais significativa é a requalificação da envolvente do castelo da vila, que inclui uma intervenção de fundo na Praça da República, onde se situa o edifício dos Paços do Concelho.

    O projecto, que prevê também a remodelação do Jardim das Meninas e da Rua João de Deus, surge na sequência da requalificação urbanística realizada pela autarquia no Rossio do Arquiz.

    Além do arranjo urbano, a intervenção vai efectuar-se ao nível das infra-estruturas de águas, esgotos, electricidade e telecomunicações.

    A rede de cooperação Terras da Sol surge no âmbito da política de criação de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação e destina-se à melhoria da oferta e da capacidade turística, actuando nos domínios da animação económica, da dinamização cultural, da qualidade de vida e do ambiente.

   

    TCA.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0