Ambiente: Nisa promove hoje manifestação contra eventual exploração de urânio

Views: 501

A vila alentejana de Nisa (Portalegre) é hoje palco de uma jornada de protesto contra a eventual exploração de urânio no concelho, que inclui uma Tribuna Cívica e uma “Marcha da Indignação”.

    A iniciativa está a cargo do Movimento Urânio em Nisa Não (MUNN), da Quercus e de várias entidades locais, como o município, a associação comercial, Associação de Desenvolvimento de Nisa, Terra-Associação para o Desenvolvimento Rural e Associação Ambiente em Zonas Uraníferas.

    A jornada de protesto e sensibilização começa no Cine Teatro de Nisa com uma Tribuna Cívica, seguindo-se uma “Marcha da Indignação”, pelas artérias da vila até à jazida de urânio inexplorado.

    A decisão de promover a acção de protesto surgiu na sequência de uma “Jornada Nacional contra a Exploração de Urânio”, integrada na iniciativa “European Uranium Action Day”, que decorreu recentemente na Urgeiriça (Nelas).

    O concelho alentejano de Nisa, no distrito de Portalegre, possui no seu jazigo inexplorado de urânio um potencial que ronda os 6,3 milhões de toneladas de minério não sujeito a tratamento, 650 mil quilos de óxido de urânio e 760 mil toneladas de minério seco.

    O responsável do núcleo regional de Portalegre da associação ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, disse à agência Lusa que a acção de contestação “pretende sensibilizar o Governo para recusar o avanço da exploração de urânio na zona de Nisa”.

    “É importante não esquecer os erros cometidos em toda esta actividade na zona centro do país, as marcas familiares, dramas de saúde e ambientais e alertar para as consequências gravosas que poderá trazer para o concelho de Nisa e para o distrito”, avisou.

    Além da sensibilização das populações locais para os “riscos que a eventual exploração de urânio comportará”, a iniciativa pretende alertar para o facto de o “modelo de desenvolvimento, investimentos em curso e economia local não serem compatíveis com a exploração de urânio”.

   

    HYT/MLM.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0