Barrancos: Novo centro de saúde há muito reivindicado avança em 2010

Views: 5305

medicos_notBarrancos, Beja, 28 Out (Lusa) – A construção do novo Centro de Saúde de Barrancos, “há muito reivindicado” pela população, vai arrancar em 2010, num investimento de quase 719 mil euros, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

Após ter sido aprovada a candidatura da ARS para financiamento do novo Centro de Saúde de Barrancos através do Programa Operacional da Região Alentejo (InAlentejo), segue-se o lançamento do concurso e a adjudicação da empreitada, que deverá arrancar “durante o primeiro trimestre de 2010”, precisou a fonte.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno, regozijou-se hoje com a “boa notícia” do avanço do novo Centro de Saúde.

Trata-se de uma infra-estrutura “há muito reivindicada pela população e pelo município” e “muito necessária para melhorar a prestação de cuidados de saúde” no concelho, frisou.

O novo Centro de Saúde, que irá substituir o actual “a funcionar num palácio antigo e sem condições adequadas e sem bons acessos”, vai ser construído a partir da adaptação e remodelação do edifício da antiga escola básica n.º 2 de Barrancos que foi cedido pelo município, disse o autarca.

Além de um novo Centro de Saúde, Barrancos “precisa de mais médicos”, alertou António Tereno, referindo que a Câmara vai “insistir” junto da ARS para “dotar” a futura unidade de saúde “com pelo menos mais um médico”.

Segundo o autarca, o actual Centro de Saúde de Barrancos dispõe de dois médicos, um através da ARS que presta serviços durante a semana, e outro contratado pelo município para os fins-de-semana.

A população é ainda servida por duas médicas de Moura que prestam apoio em consultas de vigilância, como saúde infantil e planeamento familiar.

LL.

Lusa/Fim

Comments: 0