Beja/Educação: Quase 240 crianças de Beja começaram hoje a frequentar novo centro escolar

Views: 798

beja_torre_menageBeja – Quase 240 crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico e do pré-escolar de Beja começaram hoje a frequentar o Centro Escolar de Santa Maria, o primeiro de três novos centros escolares da cidade a entrar em funcionamento.

Numa primeira fase, o novo centro será frequentado por 236 crianças, 211 do primeiro ciclo do Ensino Básico e 25 do pré-escolar, a maioria provenientes das escolas básicas n.º 1 (Bairro de N. Sra. da Conceição) e n.º 2 (Salvador).

O novo centro escolar inclui 15 salas de aula, 12 para o primeiro ciclo e três para o pré-escolar, dois gabinetes para professores, duas salas polivalentes, uma biblioteca, um parque infantil e uma zona de recreio coberta.

Os três novos centros escolares, num investimento total de 7,2 milhões de euros, ficam integrados nas sedes dos agrupamentos de Santa Maria, Santiago Maior e Mário Beirão, onde já funcionam escolas do segundo e do terceiro ciclos.

As novas escolas, construídas no âmbito de um projeto do anterior executivo CDU da Câmara de Beja, vão permitir às crianças frequentarem o mesmo estabelecimento desde o pré-escolar até ao final do Ensino Básico.

Os novos centros escolares, com “excelentes condições”, vão permitir “melhorar significativamente a qualidade do ensino básico” em Beja, disse hoje à Agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Pulido Valente.

Segundo o autarca, a concentração das crianças nos centros escolares vai permitir-lhes ter acesso a refeitório, ginásio, biblioteca e outros equipamentos de que atualmente não dispõem nas escolas centenárias que frequentam.

Os centros escolares de Santiago Maior e de Mário Beirão, em fase de construção, deverão começar a funcionar no ano letivo de 2010/2011, previu o autarca.

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0