Bonecos de Santo Aleixo em Reguengos de Monsaraz

Views: 616

bonecos_santo_aleixoO Município de Reguengos de Monsaraz vai comemorar o Dia Internacional do Teatro com um espectáculo dos Bonecos de Santo Aleixo, no sábado, dia 27 de Março, pelas 21h30, no Auditório Municipal. Estes títeres tradicionais do Alentejo, propriedade do Centro Dramático de Évora, vão ser manipulados pelos actores Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo e Vitor Zambujo, com acompanhamento musical de Gil Salgueiro Nave.

Os Bonecos de Santo Aleixo são títeres de varão manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do sul de Itália e do norte da Europa, mas de pequeno tamanho, entre 20 e 40 centímetros. O inicio da história dos Bonecos de Santo Aleixo aponta para o século XIX. Já no século XX, o estojo de bonecos e textos tradicionais, que eram apenas transmitidos via oral, chegou às mãos de Manuel Jaleca através da sua mulher que os recebeu dos seus antepassados.

Manuel Jaleca, que manteve o espectáculo durante algumas décadas, conheceu entretanto António Talhinhas, camponês dotado de enorme poder de improvisação e cantador, que veio a imprimir grande dinâmica à companhia, acabando por comprar todo o espólio. Em 1978, os Bonecos de Santo Aleixo foram adquiridos ao Mestre Talhinhas pela Assembleia Distrital de Évora e a recolha do repertório iniciou-se em 1980 com os ensaios de manipulação e elocução dirigidos pelo Mestre. O trabalho ficou concluído em 1994 com a recolha de todos os textos tradicionais que a memória de Mestre Talhinhas conservou.

Os Bonecos de Santo Aleixo são actualmente manipulados por actores profissionais que garantem a permanência do espectáculo e asseguram a continuidade desta expressão artística alentejana, levando os títeres a certames internacionais um pouco por todo o mundo. Os bilhetes para o espectáculo em Reguengos de Monsaraz custam 2,5 euros e podem ser adquiridos antecipadamente no Posto de Turismo e no próprio dia no Auditório Municipal.

C.B.

Comments: 0