Cultura: “Jogo de Espelhos” inspira nova exposição com obras inéditas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas

Views: 665
Foto.CMElvas
Foto.CMElvas

Elvas, Portalegre – O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) apresenta, a partir de sábado e até Julho, uma nova exposição com obras inéditas da colecção de António Cachola, intitulada “Jogo de Espelhos”.

“Jogo de Espelhos” faz alusão a uma das obras centrais da nova montagem da autoria do artista José Pedro Croft.

“Foi uma ideia que surgiu imediatamente aquando da transformação de uma grande escultura de Croft. Agora está ainda mais monumental, porque tem um jogo de espelhos ainda mais complexo que anteriormente”, disse hoje à agência Lusa o director do museu, João Pinharanda.

A inauguração da exposição conta com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

O novo conjunto escultórico de ferro, vidro e espelhos de Croft está instalado numa das alas superiores do museu, apresentando o mesmo artista numerosos desenhos e gravuras no piso inferior do espaço.

Para João Pinharanda, a temática “´Jogo de Espelhos´ faz todo o sentido com a própria constituição da colecção de António Cachola, porque não tem uma direcção única”.

Nesta nova exposição, que é já a sexta mostra do MACE, os visitantes são desafiados a espreitarem literalmente pelo buraco da fechadura para visualizarem um filme da autoria de Noé Sendas.

“É um filme sobre um grupo de excluídos, que anuncia o tema da sala mais colecctiva e politizada desta exposição”, explicou João Pinharanda.

Para além do destaque colocado na obra de Croft, as restantes salas do museu e a habitual extensão da montagem ao Paiol de Nossa Senhora da Conceição apresentam obras inéditas da colecção.

São mostradas obras de autores como Pedro Cabrita Reis, Fernanda Fragateiro, Rui Sanches, Nuno Silva, Filipa César e Alexandre Farto.

Também é apresentada, pela primeira vez em Elvas, a obra “Valquíria Excesso”, da artista Joana Vasconcelos.

“Esta é uma exposição que reflecte as muitas obras adquiridas recentemente pelo coleccionador António Cachola”, esclareceu João Pinharanda.

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas, inaugurado há três anos, está instalado no edifício do antigo Hospital da Misericórdia.

O acervo deste museu é composto por obras pertencentes à colecção de António Cachola, economista, que cedeu as suas obras por um período de 13 anos.

Segundo dados fornecidos pelo município de Elvas, o MACE, no último semestre de 2009, recebeu 1.490 visitantes.

AYRM

Lusa/Tudoben

Comments: 0