Ilustração: Treze ilustradores expõem trabalhos no Museu de Évora

Views: 619

evoraÉvora, 18 Nov (Lusa) – Os trabalhos de 13 ilustradores, 11 deles portugueses e dois estrangeiros residentes em Portugal, estão desde hoje patentes ao público em Évora, na exposição ilustração.pt, que já percorreu vários países e que representa a “excelência” nacional na área.

A iniciativa concebida pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) integra originais de 13 ilustradores, entre os quais se inclui Madalena Matoso, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2008, que lhe é entregue sexta-feira, em Évora.

João Caetano, Bernardo Carvalho, João Vaz de Carvalho, Alain Corbel, André Letria, Teresa Lima, Gémeo Luís, José Miguel Ribeiro, José Saraiva, Marta Torrão, Cristina Valadas e Danuta Wojciechowska são os restantes 12 ilustradores, cujos trabalhos integram a mostra, patente desde hoje no Museu de Évora.

A estreia da exposição aconteceu há quase dois anos na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Itália), considerada a mais importante do género, passando depois por Paris (França), León (Espanha) e Londres (Inglaterra).

Em declarações à agência Lusa, a directora-geral do Livro e Bibliotecas, Paula Mourão, destacou que a mostra, hoje inaugurada, “dá um excelente panorama da ilustração portuguesa para livro infantil e juvenil, que é realmente de altíssima qualidade”.

A exposição está também associada ao Prémio Nacional de Ilustração, que vai já na sua 13ª edição e que será entregue sexta-feira à ilustradora Madalena Matoso pelo seu trabalho no livro “A charada da bicharada”, de Alice Vieira.

“O prémio tem contribuído para estimular novos ilustradores em vários sentidos. São pessoas mais jovens e com habitações académicas”, disse Paula Mourão, considerando que a exposição e o prémio “dão a noção da excelência crescente da ilustração em Portugal”.

Por outro lado, a responsável acrescentou que “a exposição, ao ter circulado em vários países, contribui para que os ilustradores portugueses sejam solicitados” para ilustrar livros em Portugal e no estrangeiro.

SYM.

Lusa/Fim.

Comments: 0