Desporto: Gala do Desporto2009 – Nélson Évora vence prémio Atleta do AnO

Views: 1853

nelsonO campeão olímpico de salto em comprimento Nelson Évora foi distinguido na madrugada de quinta-feira com o prémio Atleta Masculino do Ano na Gala do Desporto2009, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) no Casino Estoril.

Nelson Évora, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e vice-campeão do Mundo do triplo salto, foi o atleta mais votado pelo público na Internet, até às 21:00 de quinta-feira, superando Cristiano Ronaldo, futebolista do Real Madrid, jogador do Ano da FIFA, Bola de Ouro e Bota de Ouro de 2008.

Também concorreram ao galardão Rui Gonçalves (vice-campeão do Mundo de motocross) e Lenine Cunha (medalhas de ouro em heptatlo e triplo salto no Mundial e em 60 metros, altura, comprimento, triplo salto, estafeta 4×400 metros e pentatlo no Europeu de pista coberta de desporto para pessoas com deficiência).

O prémio Atleta Feminino do Ano foi atribuído a Michelle Larcher de Brito, a melhor tenista portuguesa de sempre, que esteve ausente na Gala do Desporto2009.

Michelle atingiu a segunda ronda em Wimbledon e no Open dos Estados Unidos, duas das quatro provas do Grand Slam da temporada.

A tenista portuguesa, radicada nos Estados Unidos, competia com a canoista Joana Vasconcelos, campeã do Mundo e da Europa de pista em K1 5 000 metros e vice-campeã do Mundo de pista em k1 1 000 metros, Sara Moreira, medalha de ouro em 3 000 metros obstáculos e 5 000 metros nas Universíadas de Verão

No prémio destinado a distinguir o treinador do ano, o troféu foi entregue a João Ganço, treinador de Nelson Évora, mais votado de entre um lote de cinco candidatos finais, que integrava João Ralão (equestre), Manuel José (futebol), Rui Rosa (judo) e Nuno Calvário (triatlo).

Joana Vasconcelos foi contemplada com o prémio Jovem Promessa do Ano, ao qual concorriam igualmente Sónia Tavares (atletismo), Martyn Dias (patinagem de velocidade), Emanuele Balzer (jetski) e Leandra Freitas (judo).

No galardão destinado à Equipa do Ano, a selecção portuguesa de triatlo no escalão de sub-23, medalha de ouro por equipas no Europeu, recebeu mais votos do que a equipa de equitação no trabalho, campeã da Europa, a selecção feminina de corta-mato, o seleccionado de râguebi de sevens e a formação de vela categoria bigamist 7.

A encerrar a cerimónia, a CDP distinguiu com o prémio Mérito Desportivo Moniz Pereira (atletismo) e entregou o galardão Alto Prestígio a Kiyoshi Kobayashi (judo) e à Faculdade de Motricidade Humana.

JOP.

Lusa/Fim

Comments: 0