Elvas: Presidente de junta de freguesia renúncia ao mandato após suspeitas de irregularidades financeiras

Views: 876

elvas_cimaO presidente da Junta de Freguesia de Ajuda, no concelho de Elvas, o socialista Manuel Remédio, renunciou hoje ao mandato, alegando não poder continuar a exercer funções por existirem suspeitas de irregularidades financeiras.

“Neste momento, sendo alvo de suspeições por parte de um membro da Assembleia de Freguesia de Ajuda, que colocam em causa a minha honra (…), atendendo a que não quero, de forma alguma, que esta situação prejudique o partido pelo qual fui eleito (…) apresento a minha renúncia ao mandato de presidente da junta”, escreve o autarca demissionário num comunicado hoje divulgado.

A renúncia de Manuel Remédio surge após a coligação MUDE (Mudança para Desenvolver Elvas), que integra o PSD e o CDS-PP, ter denunciado alegadas irregularidades financeiras na junta de freguesia.

Francisco Vieira, membro da Assembleia de Freguesia, eleito pelo MUDE, diz que “a junta, em 31 de dezembro de 2009, tinha um saldo contabilístico de 46.096,57 euros”.

“Este valor transitou para a gerência atual e, ao que parece, não confere com o saldo da conta bancária”, sublinhou.

“Foi-me recusado o acesso ao atual extrato bancário da única conta que a junta tem. Mas, de acordo com informações de que disponho existem cerca de 40 mil euros em falta”, disse Francisco Vieira à Agência Lusa.

Francisco Vieira já pediu ao Ministério Público e à Inspeção Geral da Administração Local que se pronunciassem sobre a matéria.

A presidente da concelhia de Elvas do PS, Elsa Grilo, disse que irá “aguardar o resultado do inquérito a efetuar pelas entidades competentes”.

“No caso de se vir a apurar a existência das irregularidades ou ilegalidades invocadas na Freguesia de Ajuda, o PS retirará a confiança política a todos aqueles que se venha a provar terem sido intervenientes nesses atos puníveis pela lei”, sublinhou.

AYRM.

***Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Lusa/Tudoben

Comments: 0