Notícias breves do Alentejo

Views: 801

Fundação Alentejo – Terra Mãe ensina cozinha alentejana

    A Fundação Alentejo – Terra Mãe promove, a partir de sábado, em Alvito, cursos de cozinha alentejana, cujos fundos reverterão a favor de idosos em risco social.

Os cursos vão ser ministrados por Maria Antónia Goes, coordenadora do Centro de Novos Projectos (CENOP) da instituição, e têm como limite 12 pessoas em cada um.

    A “ementa” da primeira aula inclui pratos como feijoada à alentejana, pastéis de bacalhau com salada de alface e coentros e leite-creme queimado, decorrendo a aula seguinte no dia 08 de Novembro.

    RRL.

   

    Odemira com semana gastronómica dedicada à cavala e ao carapau

    Cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho de Odemira participam, a partir da próxima segunda-feira e até dia 12, na Semana Gastronómica da Cavala e do Carapau, espécies capturadas em abundância ao largo da costa alentejana e bastante apreciadas a nível local.

    A iniciativa pretende incentivar a utilização gastronómica da cavala e do carapau e lançar o desafio aos profissionais do sector da restauração, contribuindo para um enriquecimento da gastronomia local.

    Os 21 restaurantes aderentes, onde poderão ser apreciados os pratos confeccionados com aquelas duas espécies piscícolas, localizam-se na sede de concelho e nas freguesias de Vila Nova de Milfontes, Longueira/Almograve, S. Teotónio e Zambujeira do Mar.

    RRL.

    Estremoz acolhe aniversário do Comando de Polícia de Évora…

   As comemorações do 133º aniversário do Comando Distrital de Polícia de Évora decorrem sexta-feira, em Estremoz, com uma cerimónia que inclui a apresentação do programa integrado de policiamento de proximidade naquela cidade, alocuções e imposição de condecorações.

    Uma demonstração da Unidade Especial de Polícia e um concerto pela banda sinfónica da Polícia de Segurança Pública, no Teatro Bernardim Ribeiro, às 21:00, completam o programa.

    TCA.

   

    … e exposição de “Instrumentos Musicais do Mundo”

   

    A exposição “Instrumentos Musicais do Mundo”, que integra a colecção particular do músico Fernando de Brito Vintém, foi inaugurado ontem, Dia Mundial da Música, às 18:00, na Casa de Estremoz.

    A mostra, patente ao público até 26 deste mês, inclui aerofones, idiofones, membranofones e cordofones, num total de cerca de 300 instrumentos musicais.

    TCA.

   
    Novo comandante do Regimento de Cavalaria 3

O coronel de cavalaria Pedro Miguel Andrade da Fonseca Lopes é o novo comandante do Regimento de Cavalaria Nº3 (RC3), de Estremoz.

    O novo comandante do RC3 substitui no cargo o coronel de cavalaria Alberto Sebastião Neves Marinheiro, transferido para o Ministério da Defesa Nacional, exercendo funções na Direcção-Geral de Política e Defesa Nacional.

    O Regimento de Cavalaria 3 “Dragões de Olivença” tem origem numa das mais antigas unidades do Exército, fundada em 1707, em Olivença, e está instalada em Estremoz desde 05 de Abril de 1875.

    TCA.

     Coral Harmonia participa  em festival em Itália

    O Coral Harmonia, de Santiago do Cacém, vai participar, entre os dias 15 e 20 deste mês, num festival internacional na Sicília, Itália, juntamente com coros daquele país e da Grécia.

    O coro alentejano vai protagonizar três concertos no X Festival Coral Internacional “Don Salvatore Romeo”, em Trecastagni.

    RRL.

Lusa/Tudoben

Comments: 0