Évora: Encontro de Arte Jovem junta 39 alunos de nove países

Views: 740

 

Trinta e nove alunos do ensino secundário de nove países participam em Évora, a partir desta quinta-feira, num Encontro Internacional de Arte Jovem, que pretende fomentar o gosto pelas artes plásticas junto dos estudantes.    O 9º Encontro Internacional de Arte Jovem, que decorre até dia 09, é promovido pela Teoartis Galeria, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, da Fundação Eugénio de Almeida e de uma residencial da cidade.

 

   

    O evento, explicou à agência Lusa Teodolinda Pascoal, responsável pela organização, integrou um concurso de desenho e pintura, que recebeu um total de 1.823 trabalhos, de 68 escolas de 18 países.    O concurso, cujo tema desta edição foi “O meu país, o local onde vivo”, é aberto a alunos do ensino secundário, entre os 12 e os 18 anos, e os autores dos melhores trabalhos deste ano foram escolhidos para se deslocar a Évora.

 

    “Vamos ter no encontro 39 alunos e 13 professores, oriundos de 13 escolas, da Rússia (três), Ucrânia e Eslovénia (duas de cada), Índia, Hong-Kong, China, Macedónia, Bulgária e Sérvia (uma de cada)”, disse.

    Durante o encontro, os alunos vão participar num ateliê aberto, pelas ruas de Évora e da vila medieval de Monsaraz, realizando trabalhos sobre a arquitectura tradicional das duas localidades.

    Os trabalhos resultantes da experiência serão depois apreciados por um júri, que premiará os melhores, sendo os seus autores convidados para participar em futuras edições do encontro.

    O Encontro Internacional de Arte Jovem tem como objectivos difundir o gosto pela arte junto dos jovens e promover o intercâmbio cultural entre alunos e professores de diferentes países.

    O evento integra ainda outras actividades paralelas como exposições de artes plásticas, que se prolongam até final do mês, distribuídas por vários espaços de Évora: Palácio D. Manuel, Igreja de S. Vicente, Paços do Concelho e Teoartis Galeria.

   

    RRL.

 

    Lusa/Tudoben

 

 

Comments: 1

  1. I’ve heard only good things about the “Encontro” in Evora. Is it possible to reister fo the next meeting for our students? Keep up the good work it’s impressive!