Évora/Água: Abastecimento deverá ficar normalizado às 08:30 – Protecção Civil Municipal

Views: 422

agua_torneiraÉvora, 07 Jan (Lusa) – A situação de abastecimento de água aos cerca de 50 mil habitantes da cidade de Évora deverá estar praticamente normalizada às 08:30 de hoje, adiantou à agência Lusa o coordenador da Protecção Civil Municipal, Joaquim Piteira.

“Às 07:00, grande parte da cidade, talvez 90 por cento, já estava com água, prevendo-se que a situação esteja normalizada daqui a uma hora”, adiantou Joaquim Piteira.

A retoma do abastecimento público, a partir da albufeira do Monte Novo, esteve a ser feita durante toda a noite de forma gradual, das zonas mais baixas para as mais altas da cidade.

“Durante a noite foi difícil fazer um ponto de situação devido aos baixos consumos de água, mas quando o consumo surgir, quando as pessoas começarem a acordar, poderemos avaliar melhor a situação”, referiu.

De acordo com Joaquim Piteira, durante a noite procedeu-se ao enchimento de todas as condutas da cidade que estavam a zero.

O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, disse na quarta-feira à Lusa que “as partes da zona sul da cidade, a mais baixa estavam a ser abastecidas”, explicando que a rede pública nessas áreas voltou a injectar água nas torneiras “ao início da noite”.

O abastecimento a Évora foi cortado às 23:00 de terça-feira, devido ao excesso de metais, como alumínio, detectado na albufeira do Monte Novo.

DD/RRL/MLM

Lusa/Tudoben

Comments: 0