Évora/Água: Um quarto dos consumidores de Évora não paga faturas, dívida ao município ascende a 4,5 ME

Views: 498

aguia_torneira_notÉvora – Cerca de um quarto dos 24 mil consumidores de água do concelho de Évora não paga as respetivas faturas, o que se traduz numa dívida de 4,5 milhões de euros, disse hoje à Agência Lusa o presidente do município.

“Temos uma dívida de perto de 4,5 milhões de euros por parte de consumidores, alguns por dificuldades de gestão do seu orçamento familiar e outros que deixaram de pagar porque até agora não lhes tem acontecido nada”, explicou José Ernesto Oliveira.

O autarca alentejano, que se escusou a identificar os principais devedores, adiantou apenas que instituições, empresas e utentes particulares fazem parte do grupo de consumidores em falta.

“Não existe um perfil médio do não pagante. É um grupo muito significativo que toca transversalmente toda a comunidade”, disse.

Segundo José Ernesto Oliveira, desde 1988 que a Câmara de Évora não corta o abastecimento de água aos consumidores que não pagam, mas garantiu que a autarquia pretende inverter a situação “de forma pedagógica”.

“Vamos escrever a esses consumidores para passarem pelos serviços da Câmara para regularizar a dívida. Se não houver respostas positivas, sempre temos a possibilidade de cortar a água, o que seria uma medida drástica”, adiantou.

O autarca de Évora considerou esta decisão “essencial”, alegando que “não se pode penalizar [os consumidores] quem cumpre e ser-se indiferente para os que não cumprem”.

A água que abastece a cidade é proveniente da albufeira do Monte Novo, sendo que a Águas do Centro Alentejo é a empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição em alta da água a Évora.

SYM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0