Feira de Borba com novo espaço em 2009 num investimento de 3,1 ME

Views: 651

A Festa da Vinha e do Vinho, que começa sábado na vila alentejana de Borba, vai passar a ter como palco, em 2009, um novo pavilhão de feiras, num investimento de 3,1 milhões de euros, revelou hoje o presidente da autarquia.

    Em declarações à agência Lusa, Ângelo de Sá garantiu que a obra do pavilhão de feiras e eventos fica concluída até final deste mês, sendo comparticipada por fundos da União Europeia.

    “Para garantir o desenvolvimento do certame dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes, necessitamos de uma infra-estrutura adequada para a sua realização”, defendeu Ângelo de Sá, prometendo que “a festa de 2009 já vai decorrer no novo espaço”.

    A 17/a edição da Festa da Vinha e do Vinho decorre até dia 16 com a participação de mais de uma centena de expositores, com destaque para os produtores de vinho do Alentejo, que apresentam mais de 150 marcas diferentes.

    Segundo o autarca, a gala para eleição da Rainha das Vindimas de Borba, sábado à noite, e um cortejo alegórico da vinha e do vinho pelas ruas da vila, domingo às 14:00, constituem as “duas grandes novidades” da edição deste ano do certame.

    A festa inclui um conjunto de eventos temáticos dedicados aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos regionais, artesanato, equipamentos e serviços vitivinícolas.

    O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

    Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município local, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA) e Área Regional de Turismo do Alentejo.

    O programa inclui o circuito das tascas no dia inaugural e ao longo dos nove dias engloba provas de vinhos, animação musical, actividades desportivas e culturais.

    A autarquia reforçou este ano a aposta nos espectáculos musicais, com destaque para as participações de Paulo Gonzo, Mafalda Veiga, Anjos e Deolinda.

   

    TCA.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0