Festival Ibérico “Música Jovem 2008” premiou banda alentejana

Views: 523

Os Leapkick, banda rock de originais em português de Elvas, conquistaram o Prémio Simpatia atribuído pelos restantes grupos que estiveram presentes no 12º Festival Ibérico “Música Jovem 2008.

O evento realizou-se no dia 13 de Dezembro, pelas 21h30, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia contando com concorrentes provenientes de diversas regiões de Portugal e Espanha, nomeadamente os Chord System (Gouveia), Promethevs (Viseu), Parábola (Santa Comba Dão), Pedro Duvalle (Viseu), Vespertinos (Pombal), Silvana (Viseu), João Pereira (Coimbra), Leapkick (Elvas), La Pelvis (Santiago, Espanha), Dreams of Dolly Sheep (Vigo, Espanha), Nau Catrineta (Amadora) e El Pico Del Cuervo (Sevilla, Espanha).


O grupo elvense foi o único da região Alentejo a ser seleccionado para a fase final do Festival, tendo levado consigo o tema “Vertigem” que foi bastante bem recebido pelo público que lotou o auditório. Recorde-se que três dos quatro elementos do grupo já tinham marcado presença pelo extinto grupo Destino Oculto, em 2005 e 2006, tendo neste último alcançado o terceiro lugar com o tema “Mundo Incerto”.


No intervalo do Festival, teve lugar a participação especial da Orquestra Juvenil da Academia de Santa Cecília, que revelou o talento e a criatividade musical dos jovens do concelho. O júri composto por personalidades do mundo cultural e musical do Seia e não só, atribuíram prémios especiais para os três primeiros classificados, no valor de 1.300 euros, e prémios para a melhor letra, a melhor música, a melhor interpretação e prémio simpatia. O prémio Dona Ana Nogueira resultou da votação do público. Recorde-se que o Festival tem como área de concurso todo o território Ibérico e ainda França, no âmbito da geminação que Seia tem com a cidade francesa de Domfront.


A organização esteve a cargo da Casa da Juventude D. Ana Nogueira, de São Romão que contou com os apoios do Instituto Português da Juventude, Câmara Municipal de Seia, Junta de Freguesia de São Romão, Caixa de Crédito Agrícola, Casa Municipal da Cultura de Seia, Casa das Tílias, JC Som, Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda e AGaragem.Com

Leapkick



Os Leapkick são uma banda rock de originais em português oriunda da cidade alentejana de Elvas. O grupo é formado por quatro jovens elvenses onde três deles trazem consigo a experiência acumulada num outro projecto – Destino Oculto – que realizou diversos espectáculos na região e em festivais de bandas a nível nacional. A sua actividade permitiu desenvolver competências musicais e sociais nos elementos da banda que contam já com cinco anos de experiência.

O grupo Leapkick promete cativar o público com temas da sua autoria, certamente, pouco conhecidos do grande público, mas que prestigia um trabalho inovador e inexistente. O nome Leapkick provem de “um movimento de ataque” revelado numa sonoridade rasgada de influências bebidas num rock despido de preconceitos a nível da música e letras. Nesse sentido, a banda promete agitar os concertos por onde quer que passe.

Pedro Trindade Sena

 

Comments: 0