GOP2010: Gestores que reduzam dívidas dos hospitais vão ser distinguidos

Views: 645

hospital_elvas_notOs gestores do Serviço Nacional de Saúde com melhor desempenho na redução dos prazos de pagamento a fornecedores serão distinguidos pelo governo, segundo as Grandes Opções do Plano 2010-2013 hoje apresentadas.

Segundo o documento, nesta legislatura irão manter-se os propósitos de elevar a eficácia e eficiência do sistema, sendo disso exemplo a procura da redução dos prazos de pagamento a fornecedores, distinguindo os gestores com melhor desempenho e adequando as práticas ao que é o interesse da saúde dos portugueses.

No plano da sustentabilidade financeira do Sistema Nacional de Saúde, o Governo refere que serão alteradas as regras existentes de alocação de recursos financeiros dentro do conjunto das administrações regionais de saúde, adequar a oferta à procura e ajustar os níveis de produção e de financiamento, sem aumento da despesa.

Ainda em matéria de saúde, as GOP aponta para o alargamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a revisão do Programa Nacional para os Cuidados Paliativos, a criação já em 2010 de unidades de cuidados integrados especializados em saúde mental e ainda um investimento na formação dos profissionais que integram as equipas.

Ao nível das infraestruturas hospitalares, o documento que define as principais linhas de actuação política para os próximos quatro anos aponta para a requalificação do parque hospitalar e o inicio da construção dos hospitais de Vila Franca, Lisboa Oriental, Algarve e Évora .

O Governo refere ainda que prosseguirá o desenvolvimento do processo relativo aos Hospitais de Vila Nova de Gaia, Povoa do Varzim/Vila do Conde, Seixal, Oeste Norte, Sintra, IPO de Lisboa e Centro de Medicina Física e Reabilitação do Norte.

GC.

Lusa/Tudoben

Comments: 0