Mau tempo: 17 distritos de Portugal Continental e Madeira sob aviso laranja devido a vento e chuva forte – IM

Views: 551

chuva_notTodos os distritos de Portugal Continental, com excepção de Santarém, e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de vento e chuva forte e agitação marítima, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

De acordo com o IM, 17 distritos de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira estão sob aviso laranja – situação meteorológica de risco moderado a elevado – devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 110 km/hora, chuva forte e agitação marítima com ondas que podem chegar aos seis metros.

O IM colocou sob aviso amarelo – o segundo menos grave de escala de quatro – o distrito de Santarém e o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento forte, possibilidade de ocorrência de trovoadas e agitação marítima nas ilhas.

Para hoje, prevê-se céu geralmente muito nublado, chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, queda de neve acima dos 1200 metros, vento moderado a forte de sudoeste sendo nas terras altas muito forte com rajadas da ordem dos 110 km/hora e pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 15º Celsius, 14º no Porto, Bragança, Castelo Branco, Évora, Beja e Coimbra, 18º em Faro e 7º na Guarda.

Devido à forte agitação marítima, estão hoje encerradas à navegação as barras de Vila Real de Santo António, Tavira, S. Martinho do Porto, Figueira da Foz, Douro, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora e Caminha.

A barra de Aveiro está fechada desde segunda-feira a embarcações de comprimento inferior a 15 metros.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou o alerta amarelo até sábado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva e vento forte.

A previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias, levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a accionar o alerta amarelo – o segundo nível numa escala crescente de quatro – até sábado.

A Protecção Civil adverte a população que deverá continuar a observar medidas de prevenção e precaução adequadas ao Inverno, nomeadamente no que se refere à condução de veículos, à desobstrução dos sistemas de escoamento de água, aos cuidados com os sistemas de aquecimento, lareiras e braseiras, ao frio e actividades na orla marítima.

DD.

Lusa/Fim

Comments: 0