Nisa/Mau tempo: Vento forte arranca cerca de 300 azinheiras centenárias em Nisa e Crato

Views: 700

Nisa, Portalegre, 23 fev (Lusa) – Cerca de 300 azinheiras centenárias foram arrancadas pela força do vento, segunda feira à tarde, em duas herdades nas zonas de Nisa e Crato, no Alentejo, disse hoje à agência Lusa o proprietário das explorações.

“Foi tudo muito de repente. O barulho do vento parecia helicópteros a passar”, relatou hoje António Luz, ao descrever o rasto de destruição.

O vento forte provocou ainda o desmoronamento de um casão agrícola, destelhou dois anexos e destruiu cercas nas herdades da Granja e Azinhal, que se estendem pelos concelhos de Nisa e Crato, no distrito de Portalegre.

A força do vento, segundo o mesmo agricultor, projetou as chapas do telhado do casão “a mais de um quilómetro de distância”.

“Nunca tinha visto nada assim”, assegurou António Luz, que se encontrava no local, segunda feira à tarde.

O proprietário indicou que o vento soprou forte entre as 14:30 e as 15:00, mas “com maior intensidade durante um minuto”.

“Foi tudo muito de repente. Só tive tempo de me abrigar num outro casão do monte”, recordou o agricultor, que viu, além das azinheiras centenárias, serem arrancados alguns carvalhos.

HYT/MLM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0