Meteo: Chuva, vento e agitação marítima originam aviso amarelo em quase todos os distritos

Views: 509

ventoO Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje a maior parte de Portugal continental sob aviso amarelo devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima, encontrando-se encerradas cinco barras marítimas.

Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre são os únicos distritos que estão sem qualquer aviso, o mesmo acontecendo com o arquipélago dos Açores e da Madeira.

Segundo o Centro de Busca e Salvamento, estão encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Figueira da Foz.

De acordo com o IM, as regiões do norte e centro irão apresentar céu muito nublado ao longo da manhã, com a nebulosidade a diminuir de intensidade a partir da tarde.

No litoral, os períodos de chuva registam-se desde madrugada, estendendo-se gradualmente ao interior e passando depois a regime de aguaceiros, cuja frequência e intensidade irão diminuir durante a tarde.

Em Trás-os-Montes e Beira Alta está ainda prevista a queda de neve, acima dos 400 metros de altitude.

O vento soprará geralmente fraco (inferior a 20 Km/h) do quadrante leste, tornando-se moderado (15 a 30 km/h) no litoral, a partir da tarde. O IM prevê ainda descida de temperatura nas regiões do norte e centro do país.

Na região sul, o céu apresentar-se-á muito nublado, com a nebulosidade a diminuir de intensidade a partir da tarde.

Segundo o IM, irão ainda registar-se períodos de chuva no litoral oeste, estendendo-se gradualmente ao interior e passando a regime de aguaceiros, que diminuirão de frequência e intensidade durante a tarde.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 Km/h) do quadrante sul, rodando para noroeste e soprando temporariamente forte (35 a 50 Km/h), com rajadas na ordem dos 80 Km/h, no litoral e nas terras altas.

Relativamente ao estado do mar, a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste com 2,5 a 3,5 metros, enquanto que a sul desse ponto, as ondas serão de oeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo depois para os três metros. A temperatura da água do mar deverá variar entre os 13 graus Celsius e os 16º.

Na costa sul, as ondas de sudoeste deverão atingir uma altura de três a quatro metros, diminuindo depois para os dois a três metros. A temperatura da água do mar deverá atingir os 16º.

O aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, representa situações de risco para determinadas actividades, que estão dependentes das condições meteorológicas.

As temperaturas máximas previstas deverão ser de 12º no Porto, 14º em Lisboa, 18º em Faro e Ponta Delgada e 22º no Funchal.

AS.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0