Ministro da Agricultura inaugura hoje Festa da Vinha e do Vinho em Borba

Views: 631

postal final para PDFBorba, Évora, 07 Nov (Lusa) – O novo ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano, inaugura hoje a Festa da Vinha e do Vinho, em Borba (Évora), no seu primeiro acto público nas funções governativas.

A cerimónia integra também a inauguração de um pavilhão de feiras, que acolhe o certame, num investimento de 3,1 milhões de euros.

O presidente do município local, Ângelo de Sá, adiantou à agência Lusa que o novo pavilhão de feiras e eventos permite “garantir o desenvolvimento do certame dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes”.

Ângelo de Sá realçou que o novo pavilhão vai possibilitar a realização de outros eventos na nova cidade alentejana, nomeadamente feiras temáticas de base económica, e iniciativas de carácter cultural, social e desportivo.

O autarca indicou ainda que a obra da nova infra-estrutura, com uma área total de 3.400 metros quadrados, foi comparticipada por fundos da União Europeia.

A 18ª edição da Festa da Vinha e do Vinho decorre até dia 15 com a participação de cerca de uma centena de expositores, com destaque para os produtores de vinho do Alentejo.

A festa inclui um conjunto de eventos temáticos dedicados aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos regionais, artesanato, equipamentos e serviços vitivinícolas.

O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município local, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo.

MLM.

Lusa/Fim

Comments: 0