Município de Borba Atribui Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior

Views: 5653

O Município de Borba, em sua reunião ordinária de 21 de Janeiro de 2009, deliberou atribuir dez bolsas de estudo a alunos de Estabelecimentos Públicos de Ensino Superior residentes no concelho. As bolsas de estudo atribuídas pela autarquia visam apoiar os alunos de menores recursos financeiros no prosseguimento dos seus estudos, desde que obtenham aproveitamento escolar.

As bolsas de estudo são referentes ao ano lectivo 2008/2009 e são atribuídas aos alunos que preencham todas as condições do regulamento em vigor na Câmara Municipal de Borba.

De acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas em vigor nesta autarquia foram avaliadas as vinte e seis candidaturas apresentadas, tendo uma delas sido excluída por incumprimento, e deliberou-se atribuir bolsas de estudo aos alunos Joana Fistilla, Lúcia Lapão, Ana Casimiro, Bruno Sapato, Mateus Serra, Filipe Bártolo, Leonor Maio, João Espadanal, João Gago e Sónia Boleta, que, de acordo com a análise das candidaturas, respeitaram todas as condições do Regulamento em vigor.

Os beneficiários das bolsas de estudo recebem durante dez meses o montante de 75 euros mensais. No primeiro ano lectivo de atribuição do subsídio, os bolseiros podem optar por receber um computador portátil em vez do montante referido, equipamento que a Câmara Municipal de Borba considera que, certamente, representará uma útil ferramenta de trabalho.

Um dos papéis mais importantes das autarquias é promover acções que fomentem, na sua área de circunscrição, a educação e o ensino. Tendo em conta as sérias dificuldades com que alguns agregados familiares do concelho se deparam, e que muitas vezes constituem a razão de abandono escolar, a Câmara Municipal de Borba pretende, através da atribuição das bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior, estimular a frequência de cursos superiores, visando a melhoria do tecido económico do Concelho e dotando-o de quadros técnicos superiores, que possam vir a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.

CMBorba

Comments: 0