Música: Concerto de música tradicional iraniana quinta-feira em Évora

Views: 515

pianoÉvora, 20 Out (Lusa) – O grupo de música tradicional iraniana “Golbang” actua quinta-feira à noite na Biblioteca Pública de Évora, num concerto organizado pelo município local e com o patrocínio da Embaixada da República Islâmica do Irão, informaram hoje os promotores.

Este grupo é formado por Behnaz Zakeri (Direcção Artística), Nazila Lagha, Azade Lagha, Mostafa Sanai, Jalal Amir Saidi e Abolhassan Kar Gosha.

O Grupo “Golbang” iniciou as suas actividades nos anos 90 e, desde então, participou em inúmeros concertos e festivais por todo o mundo, tendo recebido vários prémios.

Os instrumentos tradicionais iranianos, como o santour, daf, tar, bamtar, dayereh, ney, kamancheh e tombak, são o objecto dos Goldbang que, através da sua musicalidade, apresentam um pouco mais da cultura do Irão.

A artista Behnaz Zakeri é a compositora e santourista do grupo, acumulando também o cargo de perita do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irão, membro da Orquestra Sinfónica Nacional do Irão e docente universitária.

O concerto em Évora tem entrada gratuita.

MLM.

Lusa/Fim

Comments: 0