Nisa: Inauguração do Museu do Bordado e do Barro

Views: 2995

O Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro, é inaugurado no próximo domingo,  17 de Maio, numa comemoração que terá início pelas 18H00 e decorrerá junto à Porta de Montalvão, no Largo da Cadeia Nova.

Foto: M.M.

Este Núcleo Central constitui-se num espaço vocacionado para exposições de longa duração – da colecção de olaria pedrada e de diversos tipos de bordados do Museu do Bordado e do Barro –  contemplando uma área dedicada a exposições temporárias. A exposição com que o Núcleo abre portas salienta alguns aspectos do concelho, contextualizando a colecção. A curto prazo as mostras temporárias incidirão particularmente nas artes tradicionais do concelho e do país.

Para a instalação do Núcleo Central do Museu do Bordado realizaram-se obras de recuperação e adaptação no edifício da antiga cadeia comarcã situado em pleno Centro Histórico da vila de Nisa junto à Torre da Porta de Montalvão.

O Museu do Bordado e do Barro, é um projecto que engloba vários núcleos: o Núcleo do Bordado (a funcionar desde 2004), que recebeu nos primeiros quatro meses de 2009 mais de 700 visitantes; o Núcleo Central (que agora se inaugura), que acolhe os Serviços Administrativos e uma área de exposições temporárias; o Centro de Documentação e Serviços Educativos, o Centro de Reservas e o Núcleo do Barro, que serão concretizados posteriormente. Esta estrutura polinucleada a implementar no Centro Histórico pretende também servir de estímulo e incentivo, em termos urbanísticos e sociais. Mas, sobretudo, contribui para a preservação das memórias, das técnicas, enfim, do valioso património que é o Artesanato de Nisa, tal como é, em si mesmo, um motor impulsionador da evolução e do crescimento das Artes em Nisa.

Integrado no programa de inauguração do Museu realiza-se um Cortejo Etnográfico organizado pela Associação dos Naturais e Amigos do Município de Nisa – NISAVIVA. O cortejo inicia-se pelas 15H00 na urbanização das Amoreiras e percorrerá as ruas da vila até ao largo da Cadeia Nova. Após o acto formal da inauguração terá lugar uma Apresentação de Trajes Tradicionais. À hora do jantar serão evocados os casamentos tradicionais em Nisa através de uma recriação do “Quintal da Festa”. Durante a noite continuará o convívio com animação musical a cargo de grupos musicais do concelho de Nisa. No dia da Inauguração, o Museu estará aberto até às 23H30 e na Torre das Portas de Montalvão poderá ser visitada a Exposição “Ordenar para Desenvolver”.

Comments: 0