Obesidade: Centros de saúde do Baixo Alentejo têm cinco nutricionistas

Views: 5185

aliment_saudavel_notNos centros de saúde do Baixo Alentejo existem cinco nutricionistas, esclareceu ontem fonte oficial, contrariando a Associação Portuguesa de Nutricionistas, que assegurava a existência de apenas um profissional da especialidade nas unidades daquela região.

Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela Associação Portuguesa de Nutricionistas, ainda existem 32 agrupamentos de centros de saúde sem nutricionista, sendo que nos centros de saúde de Santarém não há nenhum profissional da especialidade e nos de Lisboa, Évora, Beja e Portalegre há apenas um.

O objectivo do Governo de colocar um nutricionista em todos os agrupamentos de centros de saúde, em 2009, ficou por alcançar: há cerca de 80 nos cuidados primários, mas prevê-se um “significativo aumento” em 2010, segundo o Ministério da Saúde.

O objectivo era que houvesse um nutricionista nos 68 agrupamentos de centros de saúde (ACES) este ano para aproximar Portugal dos números da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo os quais o país tem apenas um quinto dos profissionais de que necessita. O objectivo é combater e prevenir doenças como a obesidade e a diabetes.

HN/LL/MP.

Lusa/fim

Comments: 0