Olival: GNR patrulha campos de Moura e Serpa para evitar crimes durante apanha da azeitona

Views: 675

oliveira_notBeja, 09 Nov (Lusa) – A GNR está a patrulhar campos agrícolas dos concelhos de Moura e de Serpa, no Baixo Alentejo, durante a actual campanha de colheita da azeitona, para prevenir furtos, fiscalizar ilícitos e combater a imigração ilegal.

A operação “Azeitona Segura 2009/10” vai decorrer até Fevereiro com acções de prevenção, fiscalização e controlo feitas por militares do destacamento territorial de Moura da GNR para “reduzir a criminalidade” durante a apanha da azeitona nos dois concelhos.

O “patrulhamento específico e dedicado”, feito em jipes, a cavalo ou motos, pretende “evitar furtos, fiscalizar ilícitos contra-ordenacionais e combater a imigração ilegal”, explicou hoje à agência Lusa o comandante do destacamento territorial de Moura da GNR, tenente Eduardo Lérias.

As acções vão decorrer em Moura e Serpa porque são dois concelhos onde a apanha da azeitona “ainda é feita, em grande parte, de forma tradicional”, por homens e mulheres nos campos, “ao contrário de outras zonas do distrito de Beja, onde a apanha já é quase toda mecanizada”, precisou o oficial.

Além do patrulhamento da GNR, a operação vai incluir “em situações pontuais” acções de fiscalização com a participação de elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), das Finanças e da Segurança Social.

A operação “Azeitona Segura”, desde que começou, na campanha olivícola de 2005/2006, “já permitiu reduzir a actividade criminal” associada à olivicultura no concelho de Moura, salientou Eduardo Lérias.

Na campanha olivícola de 2005/2006 “foram furtadas mais de 10 toneladas de azeitona” e na campanha de 2007/2008 a GNR “não registou nenhum furto”, lembrou.

LL.

Lusa/Fim

Comments: 0