Ourique: Câmara quer investir mais de 864 mil euros para requalificar caminhos e eletrificação rural

Views: 517

ourique_notOurique, Beja, 04 fev (Lusa) – A Câmara de Ourique quer requalificar 116 quilómetros de caminhos agrícolas e instalar infraestruturas de eletrificação rural, num investimento superior a 864 mil euros que beneficiará 163 explorações, disse hoje à Lusa o presidente do município.

Os projetos vão permitir “melhorar” as condições de acesso a explorações agrícolas e habitações e “facilitar” a circulação de pessoas, produtos e máquinas em zonas rurais do concelho, salientou Pedro do Carmo.

Desta forma, continuou, os projetos vão contribuir para “melhorar a qualidade de vida das pessoas”, “aumentar a produtividade e a competitividade das explorações agrícolas” e “criar condições para fixar população nos meios rurais”.

“Só com bons acessos e eletricidade é possível fixar as pessoas que vivem em montes isolados e manter as explorações agrícolas que já existem ou atrair novas”, frisou.

A requalificação de caminhos agrícolas de uso público, orçada em 546 mil e 310 euros, abrange 116 quilómetros distribuídos por sete troços principais e 50 secundários e vai beneficiar 131 explorações agrícolas e população residente.

Orçada em quase 318 mil euros, a instalação de infraestruturas de rede elétrica, cinco de baixa tensão e uma de média tensão, para fornecer energia a particulares e iluminação pública, vai beneficiar 32 explorações agrícolas e população residente.

Segundo Pedro do Carmo, o arranque dos projetos está dependente da aprovação das candidaturas já apresentadas pela Câmara para financiamento através do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder).

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim

Comments: 0