Património de Elvas destacado pela revista Monumentos

Views: 682

O número 28 da revista Monumentos, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), onde Elvas surge em grande destaque, é lançado no próximo dia 9 (sexta-feira), às 18.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, doutor engº Francisco Nunes Correia.

Este número da revista Monumentos, em 224 páginas, apresenta trabalhos de “autores de áreas diversificadas, num naipe dos melhores especialistas e faz uma abordagem de rigor e minúcia quer sobre o histórico de maior simbolismo, quer sobre o património objecto de processos de reabilitação urbana, quer, por último, o mais contemporâneo”, segundo escreve o dr. Luís Macedo e Sousa, Director da revista e Director de Informação, Estudos e Comunicação do IHRU, no Editorial desta publicação. Mais à frente, pode ler-se que Elvas “é uma cidade monumental de grande importância histórica e monumental a qual, agora que acabaram as fronteiras, se defronta com a batalha da diferença. Diferenciação que ocorre no contexto bem específico dos núcleos habitados da fronteira portuguesa, colocados perante a inevitabilidade de gerar desenvolvimento assente na identidade local”.

Este texto conclui com a afirmação que esta publicação oferece “uma leitura aliciante que corresponde na plenitude às expectativas da descoberta de uma nova, mas muito antiga e justamente glorificada, cidade de Elvas”.

A publicação deste número da revista Monumentos reveste-se de grande importância para a promoção e valorização do património de Elvas e constitui ainda um contributo muito válido a incluir na candidatura das Fortificações de Elvas a Património Mundial, a apresentar publicamente dentro de poucas semanas.

A revista fica disponível para venda a nível nacional através do IHRU e em Elvas, a partir de dia 10, na Biblioteca Municipal, no Posto de Turismo e no Museu de Arte Contemporânea.

CM.Elvas

Comments: 0