Turismo: Novo pólo turístico de “excelência” vai nascer em Alqueva – Sócrates

Views: 537

socratesO primeiro ministro, José Sócrates, afirmou ontem que o projeto do Parque Alqueva, cujas obras já estão em curso, “inaugura” o novo polo turístico “de excelência” que vai nascer na zona envolvente da albufeira alentejana.

“Este projeto vai marcar um ´standard`, uma referência. Não queremos nada abaixo disto”, garantiu o Chefe do Governo, sublinhando que o complexo, liderado pelo empresário José Roquette, “tem tudo aquilo que é exigido pelos padrões turísticos e pelos mercados sofisticados”.

São precisamente esses os critérios, pelos quais, segundo José Sócrates, se deverá reger o novo destino turístico que se pretende em Alqueva, aliando “excelência e qualidade” a “elevados padrões ambientais”.

O primeiro ministro falava numa cerimónia que marcou o início oficial das obras do Parque Alqueva, em Reguengos de Monsaraz, nas margens da albufeira, projeto turístico que passa a designar-se Roncão d´el Rei, liderado pelo empresário José Roquette.

O “destino da indústria turística portuguesa”, sustentou, passa pela aposta “em mercados muito sofisticados e exigentes”, servindo Alqueva como referência.

“Queremos construir aqui o que de melhor há no mundo em termos de oferta turística. É nesses domínios que queremos competir e este projeto afirma também que esse novo pólo será de qualidade”, disse.

Durante a sua intervenção, José Sócrates evocou ainda as diversas mais valias que o Alentejo e o país estão a ganhar fruto da construção da Barragem de Alqueva, assim como as vozes criticas do projeto.

“Ainda bem que essas vozes não venceram”, afirmou.

O primeiro ministro realçou ainda a importância do avanço de investimentos privados, como o do Parque Alqueva, sobretudo quando o país e o mundo vivem “a maior crise económica e financeira dos últimos 80 anos”.

Ainda assim, salientou, Portugal teve em 2009 “o quinto melhor resultado económico da Europa”, o que significa que “resistiu bem à crise”, sendo este o ano de “pôr as coisas a avançar”.

A cerimónia contou ainda com a presença de outros membros do Governo, como o ministro da Agricultura, António Serrano, e o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

Trata-se de um projeto classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN), que prevê quase mil milhões de euros de investimento global, a concretizar ao longo de duas décadas.

O Parque Alqueva, que vai “nascer” nas margens da albufeira de Alqueva, está a cargo da Sociedade Alentejana de Investimento e Participações (SAIP), liderada por José Roquette.

O projeto vai passar a assumir a “marca” Roncão d’el Rei, para evocar o peso histórico da herdade, antiga zona de caça do rei D. Carlos.

As obras da primeira fase do complexo turístico, num investimento de 80 milhões de euros, estão em curso desde o último trimestre do ano passado e a sua conclusão está prevista para o terceiro trimestre de 2012.

RRL/MLM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0