Breves – Alentejo

Views: 750

PORTALEGRE

    Jornal O Distrito de Portalegre tem novo director

   

    O semanário regional O Distrito de Portalegre anunciou hoje que o pároco Nuno Folgado é o novo director daquele título, pertencente à Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

    Nuno Folgado substitui na direcção da publicação o padre João Pires Coelho, que iniciou funções de director em Maio de 2004.

    Numa nota publicada na última edição do jornal, o bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, congratula-se com a nomeação de Nuno Folgado, formulando-lhe “votos de bom trabalho”.

    HYT.

   

    Pai da música clássica homenageado em Portalegre

    O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) começa Fevereiro com o espectáculo HAYDN 2009, resultado de uma parceria com a Antena 2.

    Assinalando os 200 anos da morte do compositor e pai da música clássica, Joseph Haydn (1732-1809), a Antena 2 agendou uma tournée de 22 concertos por várias cidades do país, de entre as quais Portalegre.

    O CAEP acolherá, dia 02 de Fevereiro, a iniciativa HAYDN 2009, uma integral dos quartetos de cordas de Haydn. Em Portalegre, esta integral será interpretada pelo Ensemble Contrapunctus.

    MLM.

    
  ÉVORA

    Teatro de marionetas “O Relógio do Rei” apresentado em Évora

   

    A Câmara Municipal de Évora apresenta sábado à tarde, no Convento dos Remédios, mais uma representação de “O Relógio do Rei”, uma peça de teatro de marionetas para crianças, que é uma produção da Casa da Balança – Núcleo Museológico de Metrologia.

    A peça voltará depois a ter outras apresentações, nos dias 14 de Fevereiro e 14 de Março, no mesmo local.

    “O Relógio do Rei” é mais um conto dramatizado por marionetas nascidas na Casa da Balança, que permite uma abordagem à grandeza Tempo e aos conceitos Horas e Minutos.

    A peça tem a duração de 30 minutos e foi concebida para todos os públicos, embora tenha uma atenção especial para as crianças.

    MLM.

    
Santiago Cacém

    Profissionais da restauração terminam cursos de formação em Santiago do Cacém

    
Um total de 42 profissionais no activo ou desempregados do Alentejo Litoral vão receber na quinta-Feira os diplomas dos cursos de formação em Hotelaria, Turismo e Restauração, informou hoje o município de Santiago do Cacém.

    Os cursos tiveram início a 13 de Outubro e terminaram a 30 de Dezembro do ano passado, numa organização da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril/Turismo de Portugal, com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e do Hotel Vila Park.

    Os cursos contaram com 60 inscritos, 42 finalizaram as formações e na cerimónia vão ser entregues 75 diplomas, já que houve pessoas que se inscreveram em mais do que um curso.

    MLM.

   

    Recolha de óleos alimentares em Sines apoia AMI

   

    Na sequência da aprovação de um protocolo com a AMI – Assistência Médica Internacional e a SPACE, Lda., a Câmara Municipal de Sines está a promover a recolha de óleos alimentares junto dos hotéis, restaurantes e cantinas (o chamado canal “HORECA”) do concelho.

    Por cada litro de óleo recolhido, a AMI recebe uma contrapartida financeira que irá financiar as suas actividades, quer em Portugal quer no estrangeiro.

    Do ponto de vista ambiental, o principal benefício do projecto é a diminuição de óleos e gorduras presentes no efluente doméstico e no aterro sanitário.

    MLM.

   

    BEJA

    Pais e filhos de Odemira fazem fatos de Carnaval com materiais recicláveis

   

    O Pólo de Educação Ambiental “Sítio da Costa Sudoeste”, em Odemira, convida pais e filhos para, no dia 14 de Fevereiro, aprenderem a fazer fatos de Carnaval a partir de materiais recicláveis.

    Este atelier de Carnaval decorre na Ecoteca de Odemira, sede do pólo de educação ambiental, e destina-se a todas as crianças interessadas, que deverão ser acompanhadas pelos pais ou por outro familiar.

    O objectivo é incentivar a reutilização de materiais e, assim, contribuir para a salvaguarda do meio ambiente, estimulando também a imaginação para a construção de fatos de Carnaval divertidos e diferentes.

    RRL.

   

    Odemira presente na Bolsa de Turismo de Lisboa

  
    O concelho de Odemira vai estar em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) no próximo dia 23, numa acção de promoção do sector turístico local, que inclui a actuação do Grupo Coral de S. Luís.

    A iniciativa vai decorrer junto do stand do Turismo do Alentejo.

    Odemira preside à comissão instaladora do Pólo Turístico do Litoral Alentejano, que tem como objectivo o crescimento do número de turistas e da qualidade da oferta do sector, a par da preservação dos recursos naturais da região.

    RRL.

   

    “O Bebé pode ser ginasta” em Aljustrel

    A Biblioteca Municipal de Aljustrel promove, no sábado, uma iniciativa intitulada “O Bebé pode ser ginasta”, que consiste numa actividade desportiva que tem como objectivo o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras dos mais novos.

    A iniciativa integra-se na Bebéteca, um espaço que promove o convívio entre as crianças, ao mesmo tempo que as estimula para desenvolverem competências cognitivas, sociais e motoras.

    Além disso, tem como intuito tornar a biblioteca um espaço familiar e de proximidade com os livros, para enraizar hábitos de leitura desde tenra idade.

    RRL.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0