Noticias breves do Alentejo

Views: 875

ÉVORA

Reguengos de Monsaraz vai requalificar Mercado Municipal

alquevaO município de Reguengos de Monsaraz anunciou hoje ter assinado um protocolo de financiamento para a implementação do programa estratégico Terras de Sol, que tem como objetivo a criação de uma rede de cooperação entre os municípios de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Évora, Mourão, Portel e Redondo.

A iniciativa pretende dinamizar um conjunto de ações consideradas “fundamentais” para a estruturação, a valorização e a afirmação das cidades e aglomerados urbanos envolvidos.

Os projetos propostos pelo município de Reguengos de Monsaraz são a requalificação do Mercado Municipal da cidade, com um investimento de 685 mil euros, e a recuperação de imóveis em Monsaraz (Casa da Roda, Centro de Informação Multimédia de Monsaraz, Torre do Relógio e Posto de Turismo) no valor de 290 mil euros.

Todos os projetos são comparticipados em 55 por cento por fundos comunitários. Na totalidade, os municípios que integram a Rede Terras de Sol apresentaram projetos de investimento no valor de 5,8 milhões de euros, financiados em 3,2 milhões de euros.

MLM.

Câmara de Évora elabora Agenda 21 Local

A Câmara de Évora está a elaborar a sua Agenda 21 Local, dando seguimento ao conceito surgido em 1992 numa conferência das Nações Unidas e que preconizava uma ação global para o desenvolvimento sustentável como forma de lidar com questões como a pobreza, saúde humana, padrões de consumo, proteção ambiental e dinâmica demográfica.

Considerando que grande parte destas questões têm os seus problemas e soluções enraizadas nas atividades locais e que a participação e cooperação das autoridades municipais desempenhará um papel crucial na obtenção destes objetivos, o capítulo 28 da Agenda 21 apela às autoridades locais de cada país que desenvolvam um processo consultivo e consensual com as suas populações, sob a forma de uma versão local da Agenda 21: a Agenda 21 Local.

MLM.

Turismo do Alentejo promove sessões informativas de apoio ao investimento turístico

A Turismo do Alentejo promoveu hoje em Reguengos de Monsaraz e repete terça feira em Alandroal a iniciativa “Agir para o Investimento”.

Trata-se de sessões técnicas que pretendem informar todos os agentes privados do setor do alojamento sobre o processo de reconversão dos empreendimentos turísticos que deverá estar concluído até ao final do ano.

Numa segunda linha de preocupações está a divulgação dos modelos de financiamento para o setor e por último a realização de reuniões específicas com os promotores privados no sentido de procurar resolver questões relevantes para o desenvolvimento da sua atividade.

Organizada pela Turismo do Alentejo e numa política de proximidade, a iniciativa “Agir para o Investimento” está a ser realizada em todo o Alentejo, em articulação com os gabinetes técnicos das câmaras municipais.

MLM.

Inaugurada ETAR de Vendinha

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vendinha, no concelho de Évora, foi inaugurada domingo, dia em que entrou em funcionamento.

Segundo a empresa Águas do Centro Alentejo, a entrada em funcionamento da infraestrutura, que representa um investimento de 334 mil euros, permite o tratamento dos efluentes produzidos pelos 370 habitantes daquela população, num caudal estimado em 77 metros cúbicos/dia, assegurando a preservação da Ribeira do Pigeiro, para onde são canalizados as águas residuais, após o seu tratamento.

A ETAR de Vendinha possui um inovador sistema de tratamento secundário, constituído por uma fossa séptica estanque, seguida de dois leitos de macrófitas, onde estão plantadas espécies vegetais. Aqui ocorrem os processos de sedimentação, filtração, precipitação e adsorção, bem como fenómenos biológicos e assimilação pelas plantas. Estas plantas têm ainda a função adicional de proteção térmica no interior do leito.

MLM.

Centro de Artes de Sines assinala Dia Mundial da Dança

O Centro de Artes de Sines (CAS) promove esta semana um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Dança, na quinta feira.

Para quarta-feira, está previsto o espetáculo de dança “Personagens da Água”, de Aldara Bizarro, para o 1.º ciclo do ensino básico. Na quinta feira, realizam-se, no exterior do Centro de Artes, Masterclasses do Dia Mundial da Dança para o pré-escolar e 1.º ciclo e para os 1.º, 2.º e 3.º.

Às 18:30 do mesmo dia, na Blackbox do Centro, realiza-se um workshop de dança africana para toda a população. Trata-se de uma iniciativa com enfoque nas danças da costa ocidental de África, que estiveram na origem de expressões modernas como o break-dance, a capoeira ou o samba.

Na sexta feira, fecha-se o ciclo de iniciativas com um workshop de dança cigana, por monitores oriundos da comunidade cigana de Sines.

MLM.

Câmara de Sines apoia munícipes na apresentação de queixas ao Provedor de Justiça

A Câmara Municipal de Sines anunciou hoje ter aderido ao protocolo de cooperação subscrito entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Provedor de Justiça para divulgação das atribuições do Provedor junto da população.

Segundo a autarquia, todos os munícipes poderão dirigir-se ao balcão do Centro de Artes de Sines, que prestará auxílio aos interessados no acesso ao site do provedor e, através dele, ao exercício do direito de queixa.

MLM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0