BREVES/Alentejo

Views: 612

Notícias breves da região Sul:

PORTALEGRE

Jovens de Marvão criam presépio

com figuras reais

Os jovens que compõem a associação “Maruam”, em Marvão (Portalegre), vão recriar na Igreja do Espírito Santo um presépio e encarnar as figuras bíblicas que o compõem.

A iniciativa decorre durante o próximo fim-de-semana e nos dias 27 e 28 de Dezembro.

De acordo com a organização, durante os dias em que será recriado o presépio, a animação musical vai também marcar presença através da participação de grupos musicais daquele concelho alentejano.

HYT.

ÉVORA

Reguengos de Monsaraz

vai ter Centro Escolar

O município de Reguengos de Monsaraz vai avançar com a criação de um Centro Escolar na cidade constituído pela Escola Básica do 1º Ciclo, um jardim-de-infância e uma creche.

O contrato para a ampliação e beneficiação da Escola Básica do 1º Ciclo de Reguengos de Monsaraz e construção do jardim-de-infância, assinado entre a autarquia e o governo, engloba um investimento de cerca de 1,19 milhões de euros, financiado pelo FEDER com 831 mil euros através do Programa Operacional do Alentejo (INALENTEJO).

A escola possui actualmente três edifícios num total de 12 salas de aulas. Com as novas obras, o estabelecimento de ensino terá mais um edifício com quatro salas de aulas, uma biblioteca escolar, um anfiteatro ao ar livre e uma horta pedagógica. Será ainda coberto o polidesportivo e reestruturado o refeitório, novos arranjos exteriores e uma portaria.

O novo jardim-de-infância terá cinco salas de actividades e uma polivalente, com capacidade para receber 125 crianças. Trata-se de um investimento de 525 mil euros que vai criar 26 postos de trabalho.

A construção da creche é promovida pela Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e terá quatro salas de actividades e dois berçários, podendo receber 66 crianças. Um investimento de 650 mil euros que necessitará de 20 novos funcionários.

MLM.

Município de Vendas Novas entrega 300 Cabazes de Natal

aos reformados carenciados

O município de Vendas Novas vai entregar sexta-feira e sábado Cabazes de Natal, que vão beneficiar 303 reformados do concelho.

O gesto de solidariedade, que a Câmara Municipal de Vendas Novas repete há já alguns anos, permite que os reformados do concelho com rendimentos iguais ou inferiores a 277 euros recebam um Cabaz de Natal constituído por um conjunto de produtos alimentares, alguns deles tradicionais da época como a broa, o bacalhau e o Bolo-Rei e passas de uva.

Outros produtos como açúcar, farinha, azeite, arroz, massa, leite, ananás, bolachas, bombons, entre outros, também compõem o cabaz.

MLM

Câmara de Évora promove workshop

sobre fotografia e impressão digital

A Câmara Municipal de Évora promove sábado um workshop sobre fotografia e impressão digital para estudantes de artes e outros jovens com alguma experiência em fotografia, cujo monitor será o fotógrafo José Manuel Rodrigues e que terá lugar no Convento dos Remédios.

Este evento, denominado “Fotografar até à impressão digital”, é aberto a 20 participantes, sendo necessário levar computador portátil e máquina fotográfica.

MLM.

Curso de Iniciação à Prática Teatral

para crianças em Estremoz

A Casa da Cultura de Estremoz, com o apoio do município local, vai promover em Janeiro o primeiro Curso de Iniciação à Prática Teatral para Crianças.

O curso será ministrado em Estremoz, orientado por Teresa Lima, tendo Teresa Cerqueira como formadora, e destina-se a crianças dos 10 aos 15 anos.

TCA.

SETÚBAL

Centro de Artes de Sines apresenta Beckett

na visão de João Lagarto

O Centro de Artes de Sines recebe sábado à noite o espectáculo “Começar a Acabar”, de Samuel Beckett, com dramaturgia, encenação e interpretação de João Lagarto.

“Começar a Acabar” é um monólogo em que um homem se dirige directamente ao público para contar a sua história.

O monólogo tem música de Jorge Palma e é uma co-produção do ACE/Teatro do Bolhão e Teatro Nacional D. Maria II.

MLM.

Câmara de Santiago do Cacém recupera tradição

do “Dia dos Reis”

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai comemorar o “Dia dos Reis”, em Janeiro, com várias iniciativas junto dos idosos de várias instituições do concelho, entre os dias 06 e 08 de Janeiro.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende reanimar tradições, favorecer o intercâmbio interinstitucional e proporcionar momentos de convívio e de lazer.

No dia de Reis (06 de Janeiro), realiza-se na Casa do Povo de Alvalade uma festa com a participação de várias entidades.

MLM.

Lusa/tudoben

Comments: 0