Presépio de rua de Evoramonte com figuras que mostram caras da população

Views: 886

Mais de 20 figuras, em tamanho real, e outros elementos decorativos, integram o presépio de rua da histórica vila de Evoramonte, concelho de Estremoz, com a curiosidade de representarem a cara de moradores da localidade alentejana.

O presépio é a principal atracção da terceira edição do evento “Évora-Monte – Castelo de Paz”, que decorre até ao dia de Reis, organizado pela Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte (LACE), com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia local.

Este ano, o presépio, que ocupa toda a zona do Castelo, entre a Porta do Sol e o Largo de Santa Maria, além das figuras tradicionais, inclui também alguns elementos decorativos inspirados no património arquitectónico da vila.

O evento “Évora-Monte Castelo de Paz” inclui ainda um mercado, nos fins-de-semana de Natal e Ano Novo, uma conferência e animação para crianças.

No mercado de Natal, o visitante pode encontrar produtos regionais e artesanato do Alentejo.

A promoção da histórica localidade do concelho de Estremoz como símbolo da Paz, visto ter acolhido a assinatura da Convenção que pôs termo à guerra civil entre liberais e absolutistas, é um dos objectivos da iniciativa.

De acordo com Eduardo Basso, presidente da LACE, esta associação vai aproveitar a realização do evento para lançar uma petição nacional à Assembleia da República.

A petição, segundo Eduardo Basso, tem como objectivo obter um mínimo de quatro mil assinaturas de cidadãos portugueses, que permita que o Parlamento discuta e vote em plenário a Declaração de Évora Monte como Símbolo Nacional da Paz.

A organização aposta no aumento significativo do número de visitantes ao castelo durante este período.

O presépio, que foi construído por residentes na freguesia, que disponibilizaram muito do seu tempo livre para este efeito, pode ser visitado de dia e de noite, pois, todas as figuras e cenas estão iluminadas.

TCA.

Lusa/tudoben

Comments: 0