Elvas homenageou Combatentes do Ultramar com um monumento

Views: 1914

Foi inaugurado hoje dia 21 Setembro pelas 11h o Monumento aos Combatentes do Ultramar. O monumento fica situado na circular à cidade Junto ao Estádio Municipal.

  A cerimónia contou com diversas individualidades militares e politicas.

 O Acto inaugural iniciou-se com o Presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes do Ultramar, que no seu discurso referiu: “mesmo na actual situação de restrição económica, em nossa opinião a construção deste monumento não deve ser considerada uma despesa mas sim um investimento na história da nossa cidade”.

 

De seguida foi a vez do Coronel representante do Tenente General Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, que realçou o sofrimento de muitas famílias provocada pela morte de mais de 6.000 soldados em combate na guerra do Ultramar.

 A cerimónia prosseguiu com o descerramento da placa evocativa do Combatente do Ultramar. O Presidente da Câmara Municipal de Elvas convidou duas pessoas a proceder à cerimónia, um Ex – combatente Manuel Martins Teixeira, que é considerado o militar mais condecorado do país e sócio honorário da Liga dos Combatentes e uma familiar do militar Elvense Manuel Maurício da Conceição Choças, morto em Angola quando tinha apenas 23 anos.

 

No decorrer da cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Elvas disse aos presentes que há cerca de 10 anos tinha na ideia em construir um monumento para homenagear todos aqueles que combateram na Guerra do Ultramar

“Encontrei os parceiros certos, a Liga dos Combatentes de Elvas, com eles projectamos o monumento e hoje a obra está feita”.

 Após a cerimónia procedeu-se à inauguração no Museu Militar de Elvas de uma exposição fotográfica com o título “Os Combatentes e a Guerra do Ultramar”

Comments: 0