Gastronomia: “Cozinha dos Ganhões” arranca sexta-feira em Estremoz

Views: 6460

O maior certame gastronómico do Alentejo, a “Cozinha dos Ganhões”, arranca sexta-feira em Estremoz, atraindo milhares de visitantes em procura da “rica” gastronomia da região, anunciou hoje o município local.

    Participam na iniciativa, que vai decorrer até segunda-feira, no pavilhão multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade, 12 tasqueiros e três doceiros.

    A denominação de “ganhão” era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

    Em declarações à agência Lusa, o presidente do município de Estremoz, José Alberto Fateixa, afirmou que o certame pretende “valorizar a cozinha alentejana, os saberes e sabores tradicionais, contribuindo para a sua promoção”.

    O autarca realçou que a “Cozinha dos Ganhões” constitui, “cada vez mais, um espaço de convívio e um ponto de encontro para apreciadores do melhor que se faz na gastronomia do Alentejo, animando a cidade de Estremoz”.

    José Alberto Fateixa garantiu ainda que os visitantes podem “deliciar-se” com a cozinha alentejana e apreciar os produtos regionais nesta “divulgação do património vivo da região”.

    A 16/a edição desta mostra gastronómica, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, é dedicada à promoção dos “saberes e sabores” do Alentejo, contemplando os pratos típicos da região.

    O evento inclui ainda provas de vinhos, enchidos, azeites, ameixas e queijos, produzidos no concelho de Estremoz, os tradicionais doces conventuais, produtos regionais e artesanato.

    No certame, em que a gastronomia regional alentejana vai estar em destaque durante quatro dias, podem ser apreciados, em prova, vinhos de qualidade de 12 produtores do concelho de Estremoz.

    As sopas de pão condimentadas com ervas aromáticas e as carnes de porco e borrego vão “reinar” na festa gastronómica.

    O ensopado de borrego, migas à alentejana, burras de porco assadas e as açordas à alentejana são algumas das iguarias que os visitantes podem saborear.

    O programa inclui animação cultural, destacando-se os cantares, fado, a poesia e a música popular.

    Sábado decorre o fórum “Europa – As Agro-Alimentares e o Futuro” e domingo a palestra “O Mundo dos Produtos Alimentares e a sua importância na cultura das regiões da Europa”.

   

    TCA.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0