Gastronomia: Ervas alimentares “reinam” em feira no concelho de Borba

Views: 1397

feira_ervasAs ervas alimentares, usadas como ingrediente “mágico” da gastronomia alentejana, são o tema de uma feira que arranca na sexta feira na aldeia de Orada, concelho de Borba, Évora, anunciou hoje o município local.

De acordo com a Câmara Municipal de Borba, que promove a iniciativa, a oitava edição da Feira de Ervas Alimentares de Orada decorre até domingo e destina-se a valorizar a importância regional daquelas plantas, que crescem espontaneamente no campo e enriquecem, há séculos, em conjunto com o pão e o azeite, os pratos alentejanos.

Além do seu perfume, paladar e cor, que dão o “toque” final em muitos cozinhados, estas ervas têm servido, ao longo dos tempos, muitos outros fins, nomeadamente os tratamentos medicinais e a cosmética.

No certame, que decorre no pavilhão de feiras e exposições da localidade, com a participação de dezenas de expositores, os visitantes podem ficar a conhecer as diversas utilizações das ervas alimentares, aromáticas e medicinais.

O conhecimento ancestral sobre plantas silvestres está sedimentado na região, sobretudo junto de habitantes mais idosos dos meios rurais, pretendendo a autarquia de Borba dinamizá-lo em termos económicos na freguesia de Orada.

Em termos culinários, os coentros, louro, hortelã, hortelã da ribeira, salsa, poejos, alecrim, mangerona, oregãos, cebolinha, beldroegas, cardos e espargos são algumas das ervas mais aplicadas na região, que durante a feira podem ser degustadas ou compradas já secas.

Os visitantes podem também saborear os pratos que são confecionados nas tasquinhas do certame.

A utilização das plantas para fins medicinais desperta cada vez maior interesse, pelo sucesso alcançado no tratamento de várias doenças e pelo incremento que as medicinas alternativas têm vindo a assumir.

Os visitantes podem ainda adquirir chás, licores e essências à base de ervas aromáticas, peças de decoração com plantas, artesanato e doçaria.

Os vinhos, queijos, enchidos, azeite e pão também não foram esquecidos no certame, contemplando ainda o programa um festival de dança, animação musical, festival de folclore, atividades desportivas e jogos tradicionais.

Uma deslocação ao campo para recolha de ervas alimentares, acompanhada por especialistas em ervas alimentares e aromáticas, provas gastronómicas utilizando algumas das mais características ervas alimentares e aromáticas do Alentejo, e um passeio “À Descoberta do Concelho de Borba” são outras iniciativas integradas no programa.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0