Mais de 90 unidades de sangue recolhidas em Outubro na região de Portalegre

Views: 696

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre, em continuação da sua actividade traçada para 2008, efectuou no mês de Outubro pp. quatro colheitas de sangue na sua zona de influência. Ao todo foram recolhidas 92 unidades do precioso tecido que percorre artérias e veias. No entanto, marcaram presença nestas acções 101 eventuais dadores. Em termos de primeiras vezes neste mês registaram-se sete novos voluntários, sendo que a lista de dadores de medula óssea passou a contar com mais nove pessoas.

No Sábado quatro de Outubro decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sousel uma destas colheitas que mobilizou 31 pessoas, sendo 17 homens e 14 mulheres. Por motivos vários cinco destes voluntários não puderam doar sangue desta vez. Mesmo assim foram ali recolhidas 26 unidades, sendo que um dador se estreou neste acto solidário, havendo ainda a sublinhar que um dos presentes aceitou ingressar na lista de dadores de medula óssea. No final decorreu um almoço convívio patrocinado pela Câmara Municipal de Sousel.

Já na manhã do dia 11 foi a vez de Vale de Cavalos doar sangue. Nesta pequena localidade da Freguesia de Alegrete, em Portalegre, inscreveram-se 23 pessoas (nove do sexo feminino e 14 do masculino). Apenas não puderam estender o braço, por motivos de defesa deles próprios e dos eventuais receptores, dois destes voluntários. Como tal foram recolhidos 21 sacos com o precioso líquido. Dois dos dadores fizeram-no pela primeira vez, sendo que quatro passaram a ingressar o lote de dadores de medula óssea. A colheita e o almoço convívio tiveram lugar nas instalações do Centro Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos. A refeição foi oferecida por esta colectividade e pela Junta de Freguesia de Alegrete.

Já no sábado 18 teve lugar a colheita anual junto dos associados do Grupo Motard de Portalegre que se dirigiram às instalações do serviço de Imunohemoterapia do Hospital Doutor José Maria Grande. Aqui foram recolhidas oito unidades de sangue, todas em homens, tendo-se registado uma inscrição para dadores de medula óssea.

As actividades de Outubro terminaram no dia 25 em Montargil. Nesta localidade, do concelho de Ponte de Sor, inscreveram-se 39 voluntários dos quais 21 do sexo feminino (logo a maioria) e os restantes 18 do masculino. Ao todo foram recolhidas, nas instalações do Centro de Saúde, 37 unidades do precioso componente humano. De sublinhar que quatro pessoas o fizeram pela primeira vez e que três aceitaram ser também dadoras de medula óssea, caso algum dia venham a ser convocados para tal. A Junta de Freguesia de Montargil apoiou a realização do almoço que decorreu no final da manhã e que juntou todos os intervenientes nesta acção solidária.

 

“Saldo bastante positivo”

Para o Presidente da Associação de Dadores as acções referidas saldaram-se de um modo bastante positivo. Como tal, estão satisfeitos com as pessoas que compareceram e que, mais uma vez, comprovam que os habitantes da região estão a aderir às dádivas benévolas.

Refira-se que a 22 de Novembro vai ter lugar, na parte da manhã, uma colheita no Centro de Dia de Santo António das Areias (Marvão). Já a 13 de Dezembro é a vez do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Monforte servir de palco a iniciativa idêntica. Todos estão convidados a comparecer!

 

Apelo à dádiva

Entretanto sublinhe-se que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre está a difundir um Apelo junto da sua área de influência.

No documento pode ler-se que “no reconhecimento da falta de sangue que se faz sentir nos nossos hospitais, com mais insistência nas épocas altas de férias, Natal e Páscoa, apela-se a todos os sócios, dadores e população em geral para que contribuem com uma ou mais dádivas de sangue. Certamente que com este gesto irão amenizar a já de si premente falta de sangue e assim contribuir para o prolongamento ou salvamento de vidas humanas”.

 

JRR

Comments: 0