Noticias Breves Alentejo

Views: 647

BEJA

Remodelação das redes de águas e esgotos de Sobral da Adiça começou hoje

As obras da primeira fase de remodelação das redes de águas e de esgotos da aldeia de Sobral da Adiça, no concelho de Moura, começaram hoje, num investimento municipal que ronda os 800 mil euros.

Segundo a Câmara de Moura, a empreitada, que irá “criar melhores condições de vida” para a população, deverá durar um ano e vai decorrer numa área que começa junto ao campo de futebol e abrange a parte alta da aldeia.

A obra será suportada pela Câmara mas já foi candidatada para financiamento através do Programa Operacional Regional do Alentejo e no âmbito do projecto “Moura – Rede de Águas”.

O projecto integra também a segunda fase da remodelação das redes de águas e de esgotos de Moura e a ligação desta última rede à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade.

LL.

Cante Alentejano nas escolas de Castro Verde

Em todas as escolas do ensino básico do concelho de Castro Verde (Beja) estão a decorrer aulas de cante alentejano, no âmbito do projecto do 1º Ciclo “Conhecendo Terras de Castro”.

Estas aulas resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castro Verde e o Agrupamento de Escolas de Castro Verde, com a colaboração das associações de cante do concelho.

O cante surge agora como componente das Actividades de Enriquecimento Curricular, trabalhando em prol de um objectivo comunitário de afirmação do cante enquanto traço da cultura alentejana.

MLM.

ÉVORA

Viana do Alentejo adere ao Turismo Sénior

O município de Viana do Alentejo aderiu ao Turismo Sénior através da Fundação Inatel, que centra a sua área de actuação na prestação de serviços sociais, na área do turismo social e sénior, do termalismo social e sénior, da organização dos tempos livres, da cultura e do desporto.

Este programa irá proporcionar aos idosos do concelho com menos rendimentos oito dias de férias em Hotel da Fundação Inatel. O valor a pagar inclui transporte, alojamento, alimentação e momentos lúdicos.

Além do valor a pagar já estar escalonado de acordo com os rendimentos de cada participante, a Câmara Municipal decidiu atribuir um subsídio de 65 euros a todos aqueles que pretendam usufruir desta oportunidade.

MLM.

Semana Cientifico-Cultural Doutor Hernâni Cidade em Redondo

Pelo quarto ano consecutivo, realiza-se em Redondo a Semana Cientifico-Cultural Doutor Hernâni Cidade, organizada pela Escola Básica 2,3/Sec. Dr. Hernâni Cidade e à qual a autarquia se associa.

De 08 a 12 de Fevereiro vão desenvolver-se diversas actividades de carácter cultural, educativo e desportivo.

A iniciativa mobiliza a comunidade escolar e homenageia a memória do escritor e professor redondense, Dr. Hernâni Cidade.

A iniciativa pretende envolver a comunidade escolar em actividades colectivas que estimulem o interesse pela aprendizagem e promovam o conhecimento e valorização do património local. O programa de actividades inclui conferências, workshop’s, ciclos de cinema, visitas de estudo, debates, espectáculos musicais, apresentações de trabalhos e actividades desportivas

MLM.

PORTALEGRE

Duas exposições em Ponte de Sor

No Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor estão patentes as exposições de pintura “Sós”, de Cacau Brasil, e “Natura”, de José Alberto Lopez, informou hoje o município.

Estas duas exposições vão ficar patentes ao público até ao dia 06 de Fevereiro.

MLM.

Lusa/Tudoben

Comments: 0