Noticias breves do Alentejo

Views: 454

BEJA

beja_notOurique canta ao Menino, às Janeiras e aos Reis

Os tradicionais cânticos ao Menino, às Janeiras e aos Reis, entoados como típicos cantares alentejanos, vão ouvir-se a partir de hoje e até ao próximo sábado em todas as freguesias do concelho de Ourique.

Durante a iniciativa, promovida pelo segundo ano consecutivo pela autarquia com o apoio das juntas de freguesia e paróquias do concelho, os cânticos serão interpretados por coros e grupos populares.

LL.

Quase 110 mil pessoas visitaram em França

mostra de arte sacra alentejana

Cerca de 110 mil pessoas visitaram a exposição “Portugal Eternel” que durante quatro meses mostrou na cidade francesa de Lyon quase 150 tesouros de arte sacra do Baixo Alentejo, como pintura, escultura e artes decorativas.

Nos últimos dias da exposição, que esteve patente até ao passado domingo no Museu de Arte Religiosa de Fourvière, a afluência de visitantes “intensificou-se”, obrigando a prolongar “pela noite fora” o horário da mostra, frisa o promotor, o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja.

LL.

ÉVORA

Município de Vendas Novas quer construir

três novas estações de tratamento

O Município de Vendas Novas apresentou duas candidaturas para a construção de três Estações de Tratamento de Águas Residuais no concelho, num investimento de mais de 700 mil euros.

Segundo a autarquia, as candidaturas foram apresentadas ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) – Rede Estruturante do Abastecimento de Água e Saneamento.

As ETAR vão abranger as povoações de Piçarras e Marconi, proporcionando “a melhoria das águas residuais e a protecção do ambiente e da saúde pública, num total de cerca de 450 habitantes”.

RRL.

Santiago do Cacém candidata Reserva de Santo André

a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

O Município de Santiago do Cacém anunciou hoje que candidatou a área da Reserva da Lagoa de Santo André, que ocupa cerca de 250 hectares, ao concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

Aquela reserva, isolada do mar por um cordão dunar, é uma zona terrestre constituída por um conjunto de ecossistemas litorais e sub-litorais.

A área inclui a Lagoa de Santo André e um sistema de pequenas lagoas de água doce formadas em depressões dunares.

O concurso vai ter 21 “maravilhas” finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 07 de Março de 2010.

RRL.

Lusa/Fim

Comments: 0