Portalegre:Apresentação do novo Portal Regional

Views: 629

portalegre_digitalO Portal Regional do Distrito de Portalegre disponibiliza uma vasta gama de serviços e de informações relativas à Região de Portalegre e aos seus 15 Municípios, caracterizando-os nas suas particularidades históricas, geográficas, culturais e patrimoniais.

O Portal oferece ainda uma série de outros serviços que complementam a identidade da Região, tais como: Directório Empresarial, em Portalegre Empresarial; Estabelecimentos de Ensino e das Empresas da Região; informações necessárias de apoio para crescer e investir no Mercado Empresarial; oferece-lhe também a possibilidade de publicar/consultar anúncios de procura de emprego; Galerias Multimédia, em Comunidade Digital, que permite a partilha fotografias e vídeos da região, com sistemas de votação apelando à participação activa dos visitantes.

Através da opção “Visitar Portalegre” pode aceder, por concelho, aos roteiros que incluem informação diversa sobre os locais a visitar, gastronomia, onde dormir, artesanato, festas e feiras, etc. Também é possível criar o seu próprio roteiro escolhendo vários pontos de interesse relativamente a comércio, alojamento e restauração e imprimir os dados.

Permite ainda que as empresas ou prestadoras de serviços da região se registem e sejam catalogadas no directório regional e/ou Guia Turístico, conforme a sua actividade. Assim, e após o registo as empresas, os seus contactos e serviços ficam de imediato online e em contacto com os seus potenciais parceiros ou intermediários. Com esta ferramenta, as empresas promovem e dão visibilidade aos seus serviços.

O Portal faz uso intensivo das tecnologias de informação de forma a ampliar a comunicação entre os munícipes e a sua

Região. Promove informações e apoia a cidadania activa com a divulgação de notícias, cobrindo uma vasta área de temas: eventos culturais e desportivos, acções sociais, protecção civil, território e ambiente, comércio e investimento, entre outros, incentivando ao debate/partilha de opiniões/ críticas e sugestões sobre os temas mais relevantes da Região.

No Portal Regional poderá aceder rapidamente a todos os sites dos municípios, subscrever a Newsletter – boletim electrónico com as novidades e destaques mais importantes da região – consultar a Agenda de Eventos da Região, e aceder a toda a Imprensa Regional.

Resumindo, o novo Portal Regional do Portalegre Distrito Digital combina informação e tecnologia de forma a divulgar e promover a Região do Alto Alentejo, e em simultâneo presta apoio aos munícipes para com o governo local.

ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PORTALEGRE DISTRITO DIGITAL

As Tecnologias de Informação ao serviço das pessoas e da sua qualidade de vida

O Portalegre Distrito Digital define-se à luz dos grandes objectivos da Sociedade de Informação, do Conhecimento e da visão e práticas de desenvolvimento do Alto Alentejo. Um projecto para as pessoas que se quer apropriado por elas. Um projecto que quer colocar as tecnologias e os conteúdos ao serviço das necessidades de desenvolvimento económico e social do Distrito de Portalegre.

Como missão, procura combater a interioridade, desertificação, desemprego, pobreza e isolamento, colocando as tecnologias ao serviço das pessoas e da sua qualidade de vida, através da valorização da posição geo-estratégica, do património do Distrito de Portalegre, do reforço da competitividade do tecido produtivo, da Modernização da Administração Pública e do desenvolvimento cultural e educativo num quadro geral de integração e solidariedade social.

Entre muitas outras, tem como atribuições principais, apoiar a definição das linhas estratégicas e regionais relacionadas com a modernização e a simplificação administrativa, administração electrónica e de serviços públicos; acompanhar os projectos em matéria de investimento público e dar auxilio sobre a alocação de fundos comunitários; dinamizar e coordenar uma rede de partilha dos vários intervenientes; promover a realização de estudos, análises estatísticas e estimular actividades de desenvolvimento tecnológico e de boas práticas; coordenar, desenvolver, gerir e avaliar projectos e acções na área da administração electrónica, promovendo a evolução da actual infra-estrutura tecnológica bem como a racionalização de custos de comunicação; mobilizar o potencial das TIC para apoiar a modernização da Administração Pública, promovendo a articulação aos níveis central, regional e local;

Além disso, pretende também promover o desenvolvimento das potencialidades das TIC na participação dos cidadãos nos processos de participação pública; promover a modernização da prestação e distribuição de serviços públicos orientados para a satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas, e a respectiva distribuição através de canais complementares, designadamente, presencial, voz e Internet; gerir e desenvolver redes de informação para os cidadãos e para as empresas, em sistema de balcões multiserviços, integrados e especializados, articulando com outros canais de distribuição.

Os objectivos estratégicos foram definidos em torno das pessoas e dos processos, apoiados nas tecnologias de informação e concretizados numa arquitectura de serviço centrada no Cidadão. Toda a actividade do Portalegre Distrito Digital vive essencialmente da construção de mecanismos de interligação de procura e oferta de serviços públicos, concretizada através das tecnologias de informação e da partilha de conhecimento.

Recorde-se que o Portalegre Distrito Digital, cuja Presidência é detida actualmente pelo Município de Monforte e a Vice-presidência pelo Instituto Politécnico de Portalegre, integra a CIMAA, os 15 Municípios do Distrito, o Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR) e o Turismo do Alentejo. São ainda parceiros entidades da Região como, a Associação Comercial de Portalegre, a Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo, a Associação de Bombeiros Voluntários de Portalegre, os Hospitais de Portalegre e Elvas e a Gabipor.

Das várias iniciativas levadas a cabo pela APDD, destacam-se ainda os diversos Protocolos de Colaboração estabelecidos com a PT Comunicações, a Unisys e a Microsoft. Estes protocolos têm como objectivo a colaboração entre as várias entidades para o estudo, implementação e desenvolvimento de novos projectos.

Para a prossecução da sua visão, e face à singularidade e exigência destes desafios, o Portalegre Distrito Digital pretende afirmar-se, desenvolver, consolidar e disseminar competências, tecnologias e boas práticas, promovendo e visando a reinvenção e transformação da Sociedade de Informação e do Conhecimento na Região do Alto Alentejo.

Ana Raquel Relvas Milhano

Comments: 0